
Banco de Imagens/RJ
O Aprova Digital, plataforma on-line disponibilizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, está ampliando ainda mais o leque de serviços disponíveis para os usuários, agilizando os prazos para atendimento das demandas. Em breve, a Secretaria de Planejamento e Mobilidade implementará duas novas funcionalidades ao sistema, uma relativa ao pagamento de tributos municipais e outra com relação ao uso da inteligência artificial (IA).
O secretário Vanir Ramos de Azevedo garante que os usuários terão muitos benefícios com relação aos trâmites de processos digitais. “Isso dará mais agilidade aos processos internos, proporcionando praticidade e eficiência”, afirmou. Para o pagamento de tributos municipais, no Aprova Digital será executado através de cartão de crédito (Aprova Pay), proporcionando ao contribuinte mais uma forma de pagar as guias de arrecadação municipal e contribuindo para a celeridade de recebimento de taxas. Tal funcionalidade ganhará maior significado, diz o secretário, quando se destaca a possibilidade não só do pagamento ser via cartão de crédito/débito, mas do seu parcelamento, proporcionando ao pagador mais comodidade e agilidade.
Azevedo ressaltou que os pagamentos realizados por meio de cartões de crédito poderão ser parcelados, voluntariamente, cujos custos financeiros correrão por conta do contribuinte, que poderá comparar as vantagens entre as diversas modalidades disponíveis, com liberdade de escolha. “Essa ferramenta estimula o ingresso antecipado de recursos nos cofres públicos, revertendo-se em mais previsibilidade, melhor gerenciamento e maior eficiência na gestão financeira”, explicou.
Otimização com IA
Já o uso da inteligência artificial (IA) no Aprova Digital poderá otimizar a análise e a validação de documentos, bem como a extração automatizada de dados, proporcionando ganhos significativos na eficiência dos processos, reduzindo erros, acelerando a tomada de decisões e aprimorando a experiência dos usuários. O sistema fará a verificação dos documentos anexados nos processos digitais, mitigando a inserção de documentos incorretos; empregará a IA para identificar o tipo de documento anexado, extraindo informações disponíveis e convertendo-as em texto, como por exemplo, nome, número do CPF e data de nascimento (quando aplicáveis ao documento). “Após a extração e validação, os dados serão inseridos automaticamente nos campos indicados nos formulários, promovendo precisão, agilidade e redução de falhas”, salientou o secretário.
Conforme a responsável pela Divisão de Análise de Projetos, Vivian Parnow, essas duas novas funcionalidades trarão muitos benefícios na tramitação dos processos digitais. “A utilização da Inteligência Artificial vai facilitar o preenchimento dos formulários por parte dos contribuintes, tornando mais ágil e rápida a criação de um processo, pois algumas informações já serão extraídas automaticamente dos documentos anexados. E a possibilidade de utilizar cartão de crédito é mais uma opção que o contribuinte terá à sua disposição para efetuar o pagamento das taxas, podendo inclusive escolher parcelar esse pagamento”, frisou Vivian. A IA vai começar a ser implementada na solicitação de Aprovação de Demolição e Tapume, e depois nos demais processos.














