
Após os desafios da Baleia Azul, que aterrorizaram crianças e adolescentes no ano passado, a personagem Momo ressurgiu em aparições em meio a vídeos infantis no YouTube. Conforme mostram alguns vídeos que têm circulado na internet nos últimos dias, a personagem surge repentinamente durante vídeos infantis. As cenas terríveis ensinam, passo a passo, como as crianças devem fazer para cortar os pulsos e cometer o suicídio.
A imagem da boneca é a mesma que circulou no ano passado quando as crianças e adolescentes para participar do suposto desafio precisavam enviar mensagens via WhatsApp a um número divulgado como sendo da Momo. Outra forma de interação era através dos jogos interativos, como o Minecraft. Como resposta, a Momo enviava imagens de violência, acompanhadas de ameaças, ligações durante a madrugada e a divulgação de informações hackeadas dos aparelhos, com fotos e mensagens pessoais dos participantes.
Os principais riscos de acordo com especialistas estão relacionados ao roubo de informações pessoais, a incitação à violência, ou mesmo ao suicídio, extorsão e bullying, além de transtornos físicos e psicológicos. O assunto é polêmico, e é importante que os pais, se atentem a todos os vídeos que seus filhos assistem no YouTube. E que nunca os deixem sozinhos em frente ao computador.














