Início Educação Alunos se mobilizam em favor das escolas bilíngues

Alunos se mobilizam em favor das escolas bilíngues

A Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário organizou seus alunos e professores e foi às ruas na manhã de ontem para uma manifestação que se concentrou na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Cruz do Sul, com o objetivo de defender a manutenção das escolas bilíngues.
Ivanice Azeredo, professora e interprete da Escola Nossa Senhora do Rosário, afirma que o educandário quer chamar a atenção da população e mostrar que quer regulamentar a situação na região de forma a obter apoio para que instituições deste gênero não sejam fechadas. “Aprender língua de sinais é uma forma de inclusão. Nossa escola é uma das únicas no Estado que possui a disciplina de Libras em sua grade curricular para todas as turmas. O trabalho feito hoje é fundamental para que os alunos surdos possam conviver na sociedade. Não podemos simplesmente tirar esses alunos deste processo, desta rotina, e colocar em risco o que está dando certo”, destaca.
Um dos diferenciais da Escola Nossa Senhora do Rosário em relação à educação regular é que a disciplina de Libras é lecionada tanto para alunos ouvintes, quanto surdos. Hoje a escola atende em seus três turnos aproximadamente 64 alunos surdos, muitos oriundos de outros municípios da região, como Rio Pardo, Vera Cruz, Pantano grande, Sobradinho e Venâncio. A escola já conta com salas especiais para o atendimento e professores habilitados. 
Conforme a professora Ivanice, toda comunidade escolar está preocupada com o futuro desses alunos. “Dessa forma, os estudantes já estão incluídos. Têm amigos, conseguem conviver com os demais alunos e professores da escola e estão aprendendo a conviver nas suas comunidades. Mudar isso pode prejudicar ou inviabilizar o processo educacional destes alunos e, consequentemente, sua inclusão na sociedade”, ressalta Ivanice.
A mobilização teve âmbito nacional, pois tramita no Congresso um projeto que prevê o fechamento destas instituições e a inclusão de alunos surdos em escolas de regime regular. Em Santa Cruz, a Escola briga pela implementação da educação bilíngue, de forma que todos os  professores possam ensinar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) os alunos especiais da instituição.
ROLF STEINHAUS

Escola quer chamar a atenção da população e mostrar que quer regulamentar a situação
na região de forma a obter apoio para que instituições deste gênero não sejam fechadas