Início Geral Amanhã é dia de comemorar o eletricista

Amanhã é dia de comemorar o eletricista

EVERSON BOECK
[email protected]

Dia 17 de outubro é a data em que se festeja o eletricista, profissional trabalha com instalações elétricas, garantindo conforto e segurança nas ruas, nas casas e no ambiente de trabalho das pessoas. Os eletricistas são profissionais responsáveis pela instalação e manutenção de toda a parte elétrica da construção. Eles podem seguir diagramas desenhados por engenheiros e executá-los, sugerindo modificações, ou podem elaborar o esquema, se forem autônomos. Também desenvolvem estudos de esquemas elétricos e faz a manutenção e a modificação das instalações, conforme seja necessário. Essas instalações podem ser tanto de construções como de equipamentos, máquinas e veículos.

30 ANOS NO RAMO

O ingresso na profissão de eletricista surgiu, para Antônio da Silva, como uma nova oportunidade de emprego e crescimento. Natural de Três Passos, ele conta que veio com a família para Santa Cruz do Sul há 22 anos e adotou a cidade como sua terra. “Como estava difícil, na época, estudar e conseguir emprego tive a chance de fazer um curso de eletricista no Senai e voltei a estudar em 1982. De lá para cá, só fui me aperfeiçoando e adquirindo experiência”, relata.
Hoje, com 44 anos, Antônio trabalha no mercado santa-cruzense em parceria com diversas empresas de materiais elétricos. “Com o tempo fui me tornando conhecido e hoje muitas empresas me indicam para seus clientes, além dos que já me conhecem”, sintetiza.
Para Antônio, o fato de existir uma data para comemorar o eletricista é importante para chamar a atenção da comunidade para o cuidado na hora contratar um profissional para realizar este tipo de serviço. “Infelizmente existe muita gente desqualificada trabalhando como eletricista. As instalações não podem ser feitas de qualquer jeito e a qualidade do serviço exige técnica e conhecimento. Não adianta pagar menos, pois o risco pode ser muito grande”, alerta.
Em relação ao mercado de trabalho, Antônio garante que o mercado é amplo. “Observa-se que há anos o mercado vem num ritmo crescente. Atualmente está mais aquecido pelo fato da construção civil estar em alta”, analisa.

EVERSON BOECK

Desde 1982 Antônio atua como eletricista

A PROFISSÃO

Com a descoberta da eletricidade, em 1831, o homem se tornou seu escravo, tanto que hoje não de concebe a vida sem o auxílio dos eletrodomésticos ou de uma simples lâmpada. Nas construções, o serviço de eletricista é um dos mais importantes e meticulosos. A instalação comprometerá a segurança dos futuros usuários, se não for feita com paciência e funcionalidade. Em alguns casos, os eletricistas podem precisam trabalhar em ambientes empoeirados e a realizar as instalações em locais que ofereçam riscos à saúde.
Os pré-requisitos desse profissional são a atenção aos detalhes, boa disposição física, boa saúde, capacidade de concentração, raciocínio matemático, habilidade manual, para trabalhar em equipe e interesse pelo funcionamento das coisas. A eletricidade é a característica marcante da civilização moderna. Conforto, comodidade, segurança, informações, mais tempo de lazer, simplificação do trabalho, são alguns dos muitos benefícios decorrentes de sua boa utilização.

ATUAÇÃO

O campo de trabalho é vasto e inclui empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletro-eletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.
As perspectivas quanto ao progresso do curso são boas e tendem a uma melhoria das oportunidades de trabalho, dada a grande demanda por serviços nessas áreas e aos grandes investimentos, públicos e privados, que serão feitos nos próximos anos, no campo da Engenharia Elétrica.

VOCÊ SABIA?

O Brasil desperdiça mensalmente 313 gWh de energia elétrica com instalações elétricas residenciais mal feitas ou inadequadas. Isso representa mais de 30 milhões de dólares mensais que a população joga no lixo, sem saber.
Antes de tudo, é preciso que se faça uma verificação periódica dos fios da instalação interna da casa. Eles devem ter uma espessura capaz de suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos, pois caso a fiação esteja mal projetada, poderá ocorrer um superaquecimento, desperdiçando energia e criando condições para os incêndios.
As instalações elétricas também ficam precárias, assim sendo, de tempo em tempo, devem ser refeitas, para não gerar prejuízos físicos e/ou ao patrimônio às pessoas. Com o auxílio de um bom eletricista, é fácil fazer essa verificação e reforma. Porém, é aconselhável um profissional reconhecido e confiável, que realmente tenha conhecimento sobre a atividade.