Início Geral Amigos do Cinema apresenta: O Mordomo da Casa Branca

Amigos do Cinema apresenta: O Mordomo da Casa Branca

Jéssica Ferreira
[email protected]

Arquivo/RJ

O Mordomo da Casa Branca, Lee Daniels, 2013, EUA

Com o intuito de participar das comemorações da semana da Consciência Negra, os Amigos do Cinema estarão exibindo na próxima terça-feira, 24 de novembro, o filme O Mordomo da Casa Branca, de Lee Daniels, 2013, EUA – de 130 minutos, com o apoio da Distaky Videos. Como já de costume, à sessão iniciará às 20 horas, no Sindibancários – localizado na Rua Sete de Setembro, 489, Centro.
A arte de ser invisível
O pequeno Cecil Gaines causou a morte do pai nos anos 1920 e viu sua mãe enlouquecer. Daí em diante, mudou sua maneira de agir, como se tivesse entendido o mundo dos brancos: “Sobrevivemos nele”, dizia o pai. Mais tarde, já dominando a “arte” de ser invisível, de se antecipar ao que “eles” querem e, principalmente, ter duas caras, o jovem que aprendeu a servir na “casa grande”, torna-se o mordomo oficial do presidente dos Estados Unidos e por lá fica durante mais de 30 anos. Mas ser tão obediente na Casa Branca trouxe conseqüências na casa do negro. Fosse pela ausência dele (outra invisibilidade) sentida pela esposa (Oprah Winfrey) às voltas com a bebida, ou pela passividade diante do preconceito, que mobilizava o filho mais velho (David Oyelowo). 
Através da narração de Gaines (Forest Whitaker), o espectador viaja no tempo, vivendo esse paralelo de conflitos do país e do protagonista com sua família, passando por sete presidentes e acontecimentos históricos da sociedade americana, em cenas ficcionais ou reais. Apesar do insistente recurso do protagonista contando tudo, existem alguns bons diálogos, cenas de boa tensão e, claro, emoção. (Fonte: Roberto Cunha)