Início Geral Aniversário: Há 176 anos defendendo o estado

Aniversário: Há 176 anos defendendo o estado

Diego Dettenborn – [email protected]
 
 
A Brigada Militar comemorou no último dia 18, 176 anos. Sua trajetória é essencial à própria história do Rio Grande do Sul, por ter sido criada durante a Guerra dos Farrapos. Ambos os fatos – a Revolução Farroupilha e a criação da Brigada Militar – são emblemáticos por seus desafios, bravura, e heroísmo. 
A Corporação sofreu uma série de transformações e recebeu diversas denominações ao longo de sua existência: Força Policial, Corpo Policial, Guarda Cívica, Brigada Policial e, finalmente, Brigada Militar.
Uma das mais antigas, sólidas e respeitadas instituições do Estado, a Brigada Militar desempenhou e continua a ter papel preponderante nos acontecimentos políticos e sociais mais relevantes da história gaúcha e brasileira, como responsável pela ordem pública. 
Prestando indispensáveis serviços à sociedade, ao longo do tempo também soube adequar-se às necessidades da evolução social. Hoje, é uma instituição moderna e continua a ter destaque no cenário nacional, entre as demais Polícias Militares, enfrentando os desafios impostos pela complexidade do tema em que se traduz a segurança pública.
O Comandante do Comando Regional de Policia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Marcelo Gomes Frota ressalta a data comemorativa. “Temos uma história que se confunde com a do estado, estamos aliados aos interesses do povo gaúcho. Ficamos em festa a medida que o cidadão reconhece nosso esforço como instituição prestadora de serviços a partir da aceitação da sociedade do Rio Grande”. 
“Desejamos ser uma instituição necessária por um período igual aos 176 aos ou maior. Chamo atenção das pessoas para ficarem atentos a qualquer informação ou movimentação, seja do legislativo ou do executivo no que diz respeito a Brigada Militar. Trabalhamos a partir da autorização das pessoas, acima de tudo em prol do interesse do cidadão”, conclui o coronel.

Desafios
 
Um dos grandes desafios da atualidade da Brigada é atuar como polícia da sociedade democrática, a fim de garantir, cada vez mais, a democracia conquistada por esta nação; garantir a manutenção dos direitos individuais e coletivos. “É preciso mostrar para a sociedade gaúcha que ela pode contar com uma polícia preparada tecnicamente, plenamente adequada ao seu tempo, próxima das comunidades onde atua e capaz de atender aos anseios da população”, revela Frota.
 
Ana Souza

Frota: “Trabalhamos a partir da autorização das pessoas”

 
 
 
 

CRPO/VRP formalizou encontro
 
Dando sequência aos eventos alusivos aos 176 anos da Brigada Militar, o CRPO/VRP realizou, no dia 13 novembro, a efetivação da foto oficial com seu efetivo. Após o encontro, que deverá entrar para a história da corporação, foi realizada uma partida de futebol entre os oficiais do comando. O evento teve como principal objetivo a confraternização entre os efetivos que compõe os 30 municípios que fazem parte do CRP/VRP. 
 
 
Divulgação/RJ

Foto oficial marca os 176 anos da Brigada Militar