Início Educação Ano letivo inicia com Jornada Pedagógica

Ano letivo inicia com Jornada Pedagógica

Suilan Conrado
[email protected]

As aulas na rede municipal de Santa Cruz do Sul iniciam na próxima segunda-feira, 25. No entanto, para os professores, o ano letivo já começou no dia 20, quando cerca de 600 profissionais lotaram o Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para participar da primeira etapa da Jornada Pedagógica.

Rolf Steinhaus

Cerca de 600 professores da rede municipal participaram da primeira etapa da Jornada Pedagógica que ocorreu no Auditório Central da Unisc, na última quarta-feira

Este ano, o tema da Jornada é “Educação para o Desenvolvimento: Valorização Profissional e Compromisso com a Educação Solidária”. Durante todo o dia, os professores participaram de atividades que visam a capacitação, a fim de suprir a  constante necessidade de formação profissional, buscando atender os objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Na chegada ao evento, por volta das 8h, os participantes fizeram o cadastramento e após a abertura oficial, puderam prestigiar a palestra “O despertar pedagógico: arte na docência”, com o pedagogo Rodrigo Ribeiro.
O vice-diretor da Escola Municipal São Canísio, Marco Coimbra Werlang, atua há 24 anos na área da educação e sempre participa das Jornadas. “A educação é a base de tudo, e nós, professores, precisamos dessa reciclagem anual para nos mantermos atualizados, revigorados dentro da escola”, comentou Marco, que é também professor de educação física.
Durante a tarde, os educadores conferiram uma peça teatral encenada pelos alunos da Escola Augusto Hanemann, de Vera Cruz, bem como a palestra ministrada por Aloísio Pascoal Pedersen, pós-graduado em Ciências da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), “A arte de conviver – papel da escola”.
A Jornada Pedagógica promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, seguiu nas escolas, nos dias 21 e 22.

PROFESSOR VERSUS EDUCAÇÃO

O secretário municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, João Miguel Wenzel, participou da solenidade de abertura da Jornada Pedagógica e em entrevista, enfatizou que a figura do educador, é cada vez mais fundamental para a sociedade. “Mesmo com toda a tecnologia disponível, acesso rápido a informação e conteúdos, o professor não perde espaço. Pelo contrário. Ele capta tudo e transmite para o aluno”, realçou Wenzel, que é também professor de carreira.

Rolf Steinhaus

Secretário João Miguel: “Mesmo com toda a tecnologia disponível, professor não perde espaço. Pelo contrário. Ele capta tudo e transmite para o aluno”

 

EMEIS

Ainda durante a entrevista, o secretário reforçou que uma das prioridades do governo são as Escolas Municipais de Educação Infantil do município, e revelou que em breve, um relatório completo referente às Emeis, será entregue à Prefeitura. “Dona Lígia (Lígia Hoppe, coordenadora de Emeis do município) e eu, estamos fazendo um levantamento minucioso das creches e em breve, vamos encaminhá-lo ao senhor Prefeito para que juntos, possamos tomar as devidas providências. Tenho fé que com muito trabalho, iremos suavizar as demandas do setor, que carece principalmente de novas vagas”, finalizou o secretário.

MAIS QUE UM PALESTRANTE, UM ARTISTA

Além de pedagogo, o santa-cruzense Rodrigo Ribeiro é especialista em docência do ensino superior, ator e diretor de teatro. Muito original, caracterizou-se de Carlitos, famoso personagem de Charles Chaplin, e sem que ninguém soubesse que ele era o palestrante, recepcionou os professores na entrada do Auditório Central. “O professor também atua. Educar é uma arte e a criatividade de quem ensina reflete positivamente em quem aprende”, proferiu. Atualmente Rodrigo reside em Porto Alegre, onde mantém o Instituto de Ensino e Cultura Zoom.
 

Rolf Steinhaus

Rodrigo Ribeiro, pedagogo especialista em docência do ensino superior, é também ator e diretor de teatro

Rolf Steinhaus

Caracterizado de Carlitos, famoso personagem de Chaplin, o palestrante Rodrigo recepcionou os professores