Everson Boeck
[email protected]
Prestes a completar seu cinquentenário, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cruz do Sul (Apae) realizou na tarde de ontem, 23 de agosto, no ginásio de esportes de sua sede, a solenidade de abertura Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla. O tema da celebração este ano é “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”.
O presidente da Apae de Santa Cruz do Sul, Edemilson Severo, ressalta que este ano a programação da Semana tem uma característica muito peculiar. “Além de celebrar esse movimento social tão lindo em prol dos nossos alunos, queremos chamar a atenção da sociedade para o momento sensível que as escolas especiais estão passando em todo o Brasil”, frisa.
“Imagine uma sociedade inteira, como é a Apae, passar 50 anos se mobilizando para prover ações e se equipar, se envolve em todos os projetos e ações pelo bem-estar do seu público e, de repente, uma pessoa desqualificada e incapaz para tratar deste assunto propõe uma alteração de texto que pode acabar com todo esse trabalho. Felizmente a população está se posicionando contra esta proposta”, fundamenta.
Para Severo, as escolas tradicionais não atendem a três eixos fundamentais que são cumpridos pela Apae no acolhimento de pessoas com deficiência: educação, saúde e assistência social. “Isso trará um triplo prejuízo social, uma vez que a proposta da meta 4 não atende as pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, repercute na vida familiar e profissional dos pais e/ou responsáveis por estes deficientes e, ainda, influenciará diretamente nas estruturas das APAEs, que ao longo do tempo, com esforços contínuos, trabalharam muito, junto as suas comunidades, para manter serviços com atendimentos qualificados direcionados essencialmente à causa”, avalia.
Um dos momentos mais importantes da programação acontece no dia 31 de agosto, sábado, quando deverá ocorrer uma manifestação de apoio à manutenção das APAEs de todo o País. A mobilização consistirá em uma caminhada, com concentração às 9 horas em frente à entidade, localizada na Rua Félix Hoppe, 53. Às 10 horas, alunos, pais, professores, técnicos, diretores da instituição e comunidade em geral seguirão pelas ruas centrais da cidade em direção à Catedral São João Batista, onde o ato será finalizado.
Hoje, a Apae de Santa Cruz atende 332 alunos entre zero e 64 anos, orientados por um quadro de 48 funcionários especializados. Segundo Edimilson, a programação terá diversas atividades que celebram e valorizam os usuários da entidade. “No sentido de reforçar esta causa tão linda, queremos oferecer o melhor aos nossos alunos”, salienta.
FOTOS: ROLF STEINHAUS
Apresentações artísticas emocionaram o público durante a abertura da
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla

Edemilson: “As escolas tradicionais não têm condições de atender nossos alunos”

A Apae de Santa Cruz atende 332 alunos entre zero e 64 anos














