Início Educação Apae promove workshop sobre a inclusão no trabalho

Apae promove workshop sobre a inclusão no trabalho

Everson Boeck
[email protected]

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Souza Cruz, promoveu ontem, 16 de outubro, um workshop com o tema “Inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho”. O evento aconteceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com palestras na parte da manhã e oficinas distribuídas no período da tarde. As atividades trouxeram profissionais que trabalham a inclusão, depoimentos de quem vive essa realidade e aborda o fato de como as pessoas com deficiência, suas famílias e as empresas podem envolver-se nesta realidade. A Unisc e a Mercur também são apoiadoras do evento.
Para a coordenadora técnica da Apae, Verônica Peripelli Scardoelli, a discussão do tema é um momento importante tanto para as empresas quanto para as pessoas com deficiência. “Aqui teremos uma visão mais clara de como está esta realidade em nosso município fazendo um comparativo com as informações que nossos palestrantes estão trazendo.Poderemos refletir sobre nosso papel, o que precisa ser mudado ou melhorado, como isso pode ser feito”, explica.
Segundo Verônica, algumas empresas encontram dificuldade em preencher as vagas. “Percebemos que muitas vezes as empresas não conseguem cumprir a lei das cotas porque não encontram profissionais qualificados para aquela função. Por isso temos, em Santa Cruz, instituições como o Senai e Sesi que têm um trabalho voltado para a qualificação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho”, sinaliza.
Em alguns casos, conforme a coordenadora técnica da Apae, as empresas acabam contratando além do exigido pela lei das cotas. “Temos exemplos de empresas, mais preocupadas com o seu papel social em nossa sociedade do que cumprir uma lei, contratam mais pessoas com deficiência do que o exigido pela lei.A Apae possui hoje 60 alunos incluídos no mercado de trabalho”.
O presidente da Apae de Santa Cruz do Sul, Edemilson Severo, lembrou da responsabilidade social da entidade. “A Apae iniciou seu trabalho há 50 anos e ao festejarmos seu jubileu no próximo mês não podemos deixar de destacar nossa responsabilidade de promover a promoção de iniciativas que ofertem qualidade de vida aos nossos alunos e todos os portadores de deficiência”, ressalta.

Fotos: Rolf Steinhaus

Diversas empresas em Santa Cruz possuem pessoas com deficiência
incluídas em seu quadro de funcionários

APRENDIZES

Após a abertura, o consultor de inclusão escolar e laboral, Romeu KazumiSassaki, ministrou a palestra “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho”. Ele também frisa que muitas empresas não conseguem contratar funcionários com deficiência porque esbarram na falta de qualificação desses profissionais. “No entanto, muitas dessas empresas encontraram uma saída. Através de um decreto federal que permiteque ela contrate essas pessoas como aprendizes por até dois anos e usem esse período para capacitá-las antes de efetivá-las, elas estão fazendo a seleção das pessoas e colocando-as no seu quadro de funcionários”, ressalta. O palestrante também é ativista de direitos das pessoas com deficiência, diretor do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente e autor do livro: “Inclusão: Construindo uma sociedade para todos”.
Após, aconteceu o painel “Políticas Públicas voltadas à Inclusão da Pessoa com Deficiência”, com o fiscal do trabalho, representando o Ministério do Trabalho,auditorRafael Faria Giguer, e a psicóloga Coordenadora do Programa Vida (inclusão de Pessoas com Deficiências) na Souza Cruz, Daniela Christina Sagaz.À tarde, aconteceram oficinas para os participantes do evento.

Rolf Steinhaus

Presidente da Apae, Edemilson Severo: “Apae: responsabilidade social”


Consultor de inclusão escolar e laboral, Romeu KazumiSassaki