A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cruz do Sul (Apae) convidam os santa-cruzenses para acompanharem a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla que este ano tem o tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”. A abertura acontece no dia 23 de agosto, próxima sexta-feira, às 14 horas, no Ginásio da Apae, localizado na Rua Felix Hoppe, 53.
Celebração pode virar lei no Brasil
Uma semana inteira para lutar contra o preconceito, romper paradigmas e conscientizar a sociedade sobre as capacidades e contribuições das pessoas com deficiência. É o que propõe o Deputado Federal Eduardo Barbosa, que apresentou o Projeto de Lei nº 5090/2013 que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a ser comemorada de 21 a 28 de agosto. As comemorações devem servir para alertar a população quanto à necessidade de políticas públicas e de organização social para promover a inclusão social.
O Deputado justifica que, desde 1964, a sociedade brasileira já celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, antes chamada de “Semana Nacional do Excepcional”, e que importância de seu reconhecimento por lei, é assegurar um amplo espaço para discussão e visibilidade das questões que envolvam a temática da pessoa com deficiência intelecutal e múlplia, em consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no sentido de promover a inclusão e combater o preconceito e a discriminação.














