Início Geral Apesar da quantidade de chuva, situação continua estável

Apesar da quantidade de chuva, situação continua estável

Diego Dettenborn
[email protected]

Na última quarta-feira, 18 de setembro, foi dado um importante passo no que diz respeito a prevenção e também manutenção de eventos como enchentes, alagamentos e temporais em Santa Cruz do Sul. A Defesa Civil do município formou, após reunião com moradores, o Núcleo de Defesa Civil do Bairro Várzea (Nudec).
O encontro entre membros da Defesa Civil e moradores do local, caracterizado por ser um dos bairros santa-cruzenses mais prejudicados em períodos bastante chuvosos, serviu para encurtar a distância entre a comunidade e o órgão público. Com objetivo de prevenir e auxiliar com mais facilidade, a formação definiu o grupo de moradores do bairro responsável pelo Nudec naquele local.

Rolf Steinhaus

Nivel de chuva não preocupa Defesa Civil

Segundo José Joaquim Dias Barbosa, coordenador de Defesa Civil no município de Santa Cruz do Sul a formação do núcleo tem como objetivo minimizar as dificuldades de contato com os moradores e facilitar o processo. “O objetivo é atuar junto a comunidade, tanto na prevenção quanto no socorro, caso exista necessidade de auxílio após o evento. Por pertencerem a própria comunidade, estes moradores tem um entrosamento maior e já estão acostumados com a rotina do local. É mais fácil chegar o presidente do Nudec do bairro, que é uma pessoa bem conhecida no local do que um agente de Defesa Civil em momentos críticos”.
Ligado ao Conselho Municipal de Defesa Civil (Compdec) o núcleo de moradores, segundo Barbosa, deve servir como uma ferramenta de aproximação da Defesa Civil e da comunidade. “Procuramos escolher aquela pessoa que é mais conhecida pelos moradores para facilitar todo este processo. É importante ressaltar que a Defesa Civil também é comunidade, pois trabalhamos juntos.”
O Nudec tem como Coordenador Geral no bairro Várzea Wilson Deboer, Paulo Ali Saleh Muhamad como coordenação de ações preventivas, Edemar Rehbein como  coordenador de ações de resposta, Paulo José Kaspary como coordenador administrativo, Flávio de Oliveira, Clélio Roos, Ivanir Carlos de Oliveira e Valtes Borges da Silva como coordenadores operacionais. A equipe operacional é formada por Gilmar Lopes Dias, Marcio Marcos Mühler, Anderson da Silva e Fátima Rosane Scherer.

Diego Dettenborn

Barbosa: “Defesa Civil também é comunidade, pois trabalhamos juntos”

Segundo o coordenador, atualmente a Defesa Civil santa-cruzense não passa por dificuldades. “Recebemos recentemente tudo aquilo que poderia estar em falta, suprimos todas as carências. Contamos com motosserras novas, facões e machados, bem como todo o material de trabalho. Também temos toalhas, cobertores e colchões”. Segundo Barbosa, o material recebido através de repasse da prefeitura (cobertores, toalhas e etc…) não pode ser utilizado de forma assistencial, apenas emergencial.

Chuva
Mesmo com a constante chuva que vem se aplicando em Santa Cruz nos últimos dias, a situação no município está controlada e não inspira cuidados especiais da Defesa Civil. Segundo Barbosa é necessário ficar atento ao nível de quantidade da chuva nos próximos dias. “O Rio Pardinho está tendo uma vazão muito boa. No domingo estávamos com 3,60 metros, nesta segunda o nível do rio já baixou para 2,80m. Agora é esperar o que os próximos dias nos reservam. Estamos preparados para atender a comunidade e auxiliar no que for preciso”. O contato da Defesa Civil pode ser feitos pelos fones 153 ou 3719 6354.