Início Geral Arborização das calçadas requer planejamento

Arborização das calçadas requer planejamento

Além de abrigar diversas espécies da fauna e de embelezar os espaços, as árvores proporcionam uma significativa melhoria na qualidade de vida da população, pois contribuem na diminuição da poluição e tornam a temperatura mais agradável. No entanto, qualquer tipo de manejo vegetal em passeio público, seja plantio, poda ou corte, deve ser autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS). No período de janeiro a outubro de 2013, a SMMASS recebeu 225 solicitações de manejo de vegetação que, após análise técnica, resultaram na proporção média para cortes de 75% indeferidos e 25% autorizados, e na autorização para o plantio de 652 árvores nativas.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Semmass tem ajudado os interessados

Em Santa Cruz do Sul, a arborização do passeio público é norteada pela Lei Municipal nº 6.447/12, que estabelece as normas de manejo, proteção e conservação das formações vegetais. De acordo com a legislação, é proibido o plantio de exóticas invasoras, devendo ser respeitado o percentual mínimo de 70% de árvores nativas para promover a biodiversidade. Contudo, mais do que diversificar para assegurar a preservação do meio ambiente, é fundamental observar as espécies adequadas para cada calçamento.
A bióloga da Prefeitura, Daniela Silveira, lembra que a Lei de Arborização especifica, inclusive, as distâncias necessárias de acordo com cada elemento urbano, como garagem, boca de lobo, acesso a cadeirantes, marquise, esquina, placas e postes. “O planejamento e o conhecimento técnico são essenciais para que as árvores não se tornem impróprias ao local depois de crescidas. As espécies devem ser bem escolhidas para evitar danos à integridade física das pessoas, à rede elétrica e o comprometimento de edificações”, explica.
Para quem quiser contribuir com o plantio de árvores, a Prefeitura Municipal, através da SMMASS, disponibiliza orientações sobre arborização e informações acerca dos locais viáveis. No mês de agosto, a município firmou convênio com o Grupo de Escoteiros Santa Cruz RS 181 para a realização do projeto Adote Uma Árvore, a fim de incentivar a diversificação das espécies nativas no meio urbano. Pela parceria, a SMMASS disponibiliza mudas e os escoteiros assumem a execução do plantio e o monitoramento. “O grupo também entra em contato com os proprietários de estabelecimentos ou moradias em frente dos quais é realizado o plantio, para que colaborem com a manutenção das árvores”, complementa o secretário da pasta, Raul Fritsch. Mais informações podem ser obtidas junto à SMMASS, na Rua Galvão Costa, 708, ou pelo telefone 3902-3611.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Determinadas árvores são indicadas para cada tipo de calçamento

ESPÉCIES
• Com rede elétrica: araçá, camboatá-vermelho, canela-imbuia, canela-guaicá, carne-de-vaca, catiguá, catiguá-ervilha, capororoca-de-folhas-miúdas, capororocão, cincho, cocão, goiabeira-da-serra, grandiúva, guabiroba, guabiroba-miúda, manacá-da-serra, olho-de-cabra, quaresmeira, rabo-de-bugio, sete-capotes, timbó.
• Sem rede elétrica: aguaí vermelho, ariticum, baga-de-macaco, camboim, canela–amarela, canela–preta, casca de anta, caúna, chal-chal, coqueiro jerivá, erva-mate, guabiju, guamirim, guamirim-murta, guajuvira, guatambu, ipê-verde, louro-pardo, louro-mole, marmeleiro, mata-olho, maria-preta, palmiteiro, pau-sabão, pessegueiro-bravo, rabo-de-bugio, sarandi-mata-olho, tarumã, vassourão-branco, uvaia.