Início Geral Argentina detecta focos de gafanhotos a 5 km do Rio Grande do...

Argentina detecta focos de gafanhotos a 5 km do Rio Grande do Sul

Insetos, que estariam muito perto do município gaúcho de Porto Xavier, são de espécie menos voraz e que se desloca mais lentamente do que exemplares avistados meses atrás

Foto: Senasa/divulgação

A Argentina detectou nos últimos dias focos de gafanhotos em localidades da província de Misiones, muito próximas da fronteira com o Rio Grande do Sul. A informação do país vizinho despertou o alerta da Defesa Agropecuária gaúcha, que afirma que há grupos de insetos a cerca de 5 quilômetros do município de Porto Xavier (RS).

De acordo com levantamento do Serviço de Saúde e Qualidade Agroalimentar argentino (Senasa), os insetos observados são da espécie mais conhecida como tucura. Eles têm normalmente maior porte que os gafanhotos comuns, mas não são tão vorazes, nem se deslocam com igual velocidade.

Segundo o fiscal agropecuário do Rio Grande do Sul Juliano Ritter, a Defesa Agropecuária do estado já estava ciente de que poderia haver a formação de grupos de gafanhotos na região, em função da alta temperatura e do clima seco. Mas ele frisa que a espécie avistada não é a mesma que provocou preocupação em meados deste ano. Ainda assim, a fiscalização se mantém de olho nos insetos.