Início Esportes Artes marciais: Muay Thai é nova mania entre as mulheres

Artes marciais: Muay Thai é nova mania entre as mulheres

Diego Dettenborn – [email protected]

Foi-se o tempo em que futebol, automobilismo e artes marciais eram considerados assuntos e esportes de homem. Hoje em dia, musculação pesada e as diversas modalidades inspiradas em artes marciais estão em alta nas academias, disputadas entre o público feminino, isso porque são excelentes para queimar calorias, trazendo diversos benefícios para o corpo e mente. Com a chegada do verão, a procura pela prática deste tipo de esporte vem aumentando de forma considerável em solo santa-cruzense.
O Muay Thai é uma luta originária da Tailândia, considerada uma das mais completas. Foi introduzida nas academias pela grande perda calórica e por trabalhar de forma geral os músculos do corpo inteiro. De acordo com treinadores, as mulheres têm mais facilidade em aprender os movimentos do que os homens, pois a maioria deles acha que é necessário somente força, por isso acabam tendo mais dificuldades. Existe também uma nova versão do Muay Thai feminino, o Thai Bo, que mistura movimentos de Muay Thai com ritmo de música.

Rolf Steinhaus

Em Santa Cruz do Sul, esporte já está se tornando o mais praticado entre as mulheres

Algumas academias já disponibilizam treinamento somente para mulheres. Para começar, alguns itens são obrigatórios como: faixa protetora para as mãos, luvas de boxe, protetor bucal e um protetor para o rosto. Apesar de o mercado investir bastante em roupas e acessórios femininos para as lutas, o uniforme não é obrigatório. Importante ressaltar que para começar, assim como para qualquer outro esporte, é recomendado uma avaliação médica.
Agora é possível entendermos o porquê da luta ser tão procurada pelas mulheres. Além de exterminar as calorias com mais diversão, deixar a barriguinha sarada, ainda alivia o estresse. Realmente o Muay Thai é mais do que um aliado.

Rolf Steinhaus

Procura pelo esporte aumentou consideravelmente este ano

Benefícios
O emagrecimento rápido é um dos principais atrativos para tanta procura. Os movimentos da luta exigem uma forte preparação física e muito trabalho cardiovascular, por isso o gasto calórico é muito alto. Ao contrário do boxe que se concentra mais na parte superior, o Muay Thai trabalha todas as partes do corpo, resultando em pernas, glúteos, barriga e braços firmes. O Muay Thai melhora o condicionamento físico, trabalha as pernas e os braços intensamente. Em uma aula é possível perder de 800 a 1000 calorias. Ainda melhora a coordenação motora e trabalha grupos musculares de forma mais dinâmica do que uma aula de ginástica localizada e, o principal, alivia o estresse, pois através de socos e chutes é possível extravasar toda tensão, raiva e preocupações.

Rolf Steinhaus

Prática melhora o condicionamento físico e também a coordenação motora

A treinadora e educadora física, Taciara Brenner, proprietária da academia Código do Corpo, ressalta o estilo desenvolvido nos treinos, a crescente procura pelo esporte e os diversos benefícios do Muay Thai. “A procura pela arte marcial, principalmente o Muay Thai, aumentou bastante este ano depois que a mídia começou a divulgar dados e falar mais sobre os benefícios dessas aulas. Além da defesa pessoal, quem procura o Muay Thai ou o jiu-jitsu busca uma maneira alternativa de emagrecer e modelar seu corpo, já que são atividades descontraídas, diferente da esteira por exemplo.” E conclui: “Nas nossas aulas de Muay Thai, a técnica é trabalhada em duplas, trios ou em forma de circuito, variando as sequências de golpes e as dificuldades. Outro benefício é descarregar as energias do dia de trabalho, o estresse diário, faz um bem dar umas porradas, no saco de pancada, lógico”. Ainda segundo Taciara, as aulas envolvem a técnica do Muay Thai e o treino físico, melhorando a coordenação motora, o condicionamento cardiorrespiratório, auxilia no emagrecimento e na definição muscular, e consequentemente há também uma melhora na autoestima.