Início Sem categoria Asan comemora 70 anos

Asan comemora 70 anos

Tudo que eles precisam é de carinho, abraços apertados, e muito amor

Ângela Letícia Mann
[email protected]

A Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) comemora seus 70 anos no dia 4 de novembro. Teve seu início em 1948, em Santa Cruz do Sul, com o objetivo de cuidar e proteger meninas que engravidavam cedo e os pais expulsavam de casa, com o tempo começou a cuidar de pessoas carentes.  Hoje a Asan se limita a cuidar de idosos acima de 60 anos, lá vivem 78 idosos com problemas variados, entre eles pessoas lúcidas, cadeirantes, pessoas com problemas mentais que confundem as coisas.  
Conforme Wilson Pessoa da Silveira, presidente da Asan, “nós vamos comemorar os 70 anos da Asan, com muitas atividades que começam na segunda-feira com um almoço de confraternização para os idosos e funcionários, na terça-feira a Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) vem fazer uma apresentação para eles na parte da tarde, na quarta-feira de manhã vem aqui um palhacinho para entreter o pessoal, a tarde vai ter um encontro com familiares que vem passar a tarde aqui, na quinta feira vamos  trazer alguma atração para eles dançar, cantar e brincar e na sexta-feira vamos fazer uma eleição da rainha e do rei do asilo, vamos brincar a semana inteira, fazer uma dinâmica bem legal para comemorar os 70 anos, vai ser essa a programação  da festividade”.
Segundo Wilson “eu vejo tantas pessoas que passaram por aqui, que foram cuidadas pelo pessoal, isso é muito gratificante em poder ajudar, porque se não com certeza estariam na rua ou sofrendo em casa.  Muitos daqui a Assistência Social do Município nos entrega porque estão sendo maltratados. A Asan contribuiu para uma qualidade de vida durante esses anos para inúmeros idosos sem dúvida, que quando estão aqui têm todo esse carinho e cuidado. Eles têm comida, assistência de saúde, têm distração, então esses 70 anos proporcionaram a muitos idosos um pouco de paz e tranquilidade na vida. Eles só precisam de um abraço, um carinho e uma conversa é tudo  que eles querem”. Nos domingos acontecem as visitas e cultos religiosos, às vezes espíritas e também evangélicos, que fazem com que eles se distraiam, conversem, brinquem, cantem. 
A população santa-cruzense sempre ajuda a Asan. A entidade publica em sua página no Facebook, Asan Asilo Sta Cruz, quando precisa de alimentos e a comunidade faz as doações que ajudam a manter o trabalho. Também é possível colaborar com a Associação com qualquer quantia, basta entrar em contato pelo 3713-3990. “Temos muitas expectativas, nosso maior objetivo é ver eles bem, se estão bem ficamos felizes. Se conseguimos agradá-los estamos cumprindo nossa missão”, salientou o presidente da Asan.