Início Geral Assaltantes mortos pela Polícia são identificados

Assaltantes mortos pela Polícia são identificados

Divulgação/Defrec

Fuzil AK47 utilizado pela quadrilha, caído ao lado do corpo de um dos indivíduos mortos.

Luana Ciecelski
[email protected]

Além de Carlos Ivan Fischer, o Teco, parceiro do Seco, conhecido assaltante de bancos e carros-fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, outros dois assaltantes mortos no confronto com a Polícia durante a tentativa de assalto a um carro forte entre Candelária e Passa Sete, foram identificados.
Márcio Pereira de Souza, o Chapolin, 33 anos e André Rodrigues Pereira, o Boca de Lata, 31 anos, estavam em um Cruze, que vinha logo atrás do caminhão usado na tentativa de assalto e dirigido por Teco. Eles davam cobertura a ação do caminhão. Chapolin foi atingido por um tiro na cabeça e Boca de Lata caiu após levar diversos disparos no peito.
Fernando Pereira da Silva, que estava armado com um fuzil 556 e tentou fugir mesmo depois de ser atingido por dois tiros – na perna e no braço -, foi identificado como o quarto suspeito. Ele tentou correr para os matagais nas margens da estrada. No entanto, acabou cercado e capturado pelos agentes, levado ao hospital de Candelária para tratar dos ferimentos de bala e em seguida encaminhado ao Presidio de Candelária, no entanto, ele deverá ser transferido nos próximos dias para a Penitenciária Estadual de Charqueadas.

Artefato explosivo

Mesmo com a morte e prisão dos criminosos, o caso parece não ter chegado ao fim. Tendo como base uma denúncia anônima, a Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais encontrou hoje pela manhã, na casa onde André vivia, em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, um artefato explosivo e pronto para uso.
Conforme os agentes que localizaram o material suspeito, a embalagem que envolve o artefato possui cordel e existe risco de explosão. Por isso, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de Porto Alegre foi acionado e vai estudar a possibilidade de remoção do invólucro para local seguro ou explosão no local.

Relembre

Por volta das 11h45 de sexta-feira, 06 de junho, um carro-forte foi atacado na ERS 400, entre Candelária e Passa Sete, no Vale do Rio Pardo enquanto seguia em direção a Sobradinho, na região Centro-Serra. Quando avistou o veículo, Teco, que descia a rodovia, lançou o caminhão contra o transporte de valores para tentar lançá-lo contra o paredão da estrada. A motorista do carro-forte, porém, conseguiu desviar e continuou a subir a rodovia. Cerca de 50 policiais mobilizados para ação já aguardavam nas proximidades pela chegada dos bandidos.
No confronto com a polícia que houve em seguida, os três criminosos, mesmo fortemente armados com fuzis, pistolas e explosivos, foram mortos. Entre eles o santa-cruzense “Teco”,  de 47 anos, líder da quadrilha, parceiro do Seco – assaltante que está preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e que usava a mesma técnica de ataque (jogar caminhões contra blindados).
O cerco policial mobilizou cerca de 50 policiais e foi realizado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Cruz do Sul. De acordo com o Delegado Menezes, a polícia já investigava o caso a cerca de 60 dias.
Teco, estava em liberdade desde o dia 14 de maio de 2013, após ter progredido para o regime semiaberto em maio de 2012 e encaminhado da Pasc para Colônia Penal de Venâncio Aires.

Motorista do carro-forte

Ainda de acordo com o Delegado Menezes, a mulher que dirigia o carro forte, que não deve ser identificada por questões de segurança, teve um ótimo desempenho e foi muito elogiada pela polícia. “Mesmo sendo alvejada pelos assaltantes, ela realizou uma manobra que a impediu de ser prensada com os paredões de pedra, e foi fui eficaz em sua fuga”, explicou.
 

Giro Policial

Vítimas quase fatais

Um acidente entre uma motocicleta e uma Kombi deixou dois jovens gravemente feridos no fim da noite de sábado, 07 de junho. O acidente aconteceu por volta das 20h30, na rua São José, esquina com a rua Farroupilha.De acordo com a polícia a motocicleta trafegava no sentido centro-bairro, quando a Kombi que vinha no sentido oposto, cortou sua frente quando tentou realizar a a conversão à esquerda para entrar na rua Farroupilha. Com o choque, as vítimas ficaram prensadas entre o veículo e o muro de uma residência. As vítimas foram identificadas como Mariele Henn Heck de 20 anos, e Luhan Pietro Struecker, de 21 anos. Mariele fraturou um braço e uma perna e passou por cirurgias para reconstituição do braço que quase foi amputado. Já Luhan, que também teve ferimentos graves, ainda se encontra em coma induzido no Hospital Santa Cruz, no entanto, já fora de risco. O motorista da Kombi, que apresentava hálito etílico e andar cambaleante, foi preso em flagrante por embriaguez. Ele que também presentava escoriações nas mãos e no rosto e foi encaminhado ao Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz para receber medicação, confirmou ter ingerido bebida alcoólica em um jogo de futebol. 

Fugiu pela porta da frente

Entre a noite de sábado, 7 de junho e a manhã de domingo, 08 de junho, um estabelecimento comercial foi furtado na rua João Pessoa, próximo ao Corpo de Bombeiros de Santa Cruz. De acordo com a polícia, o indivíduo ou os indivíduos entraram por um vão que existe entre as grades de ferro e o telhado, e segundo a vítima, dentro do local foram revirados móveis e cortadas as mangueiras de um compressor de ar. Além disso, o miolo de uma motocicleta estacionada no pátio foi violado, uma janela foi forçada com uma barra de ferro, uma mola de automóvel foi furtada e para sair do estabelecimento, foi usada a porta da frente que é fechada com trancas por dentro.

 Com moto roubada

Na manhã de sexta-feira, 06 de junho, uma farmácia foi assaltada na Rua Marechal Floriano. De acordo com o relato de um funcionária, por volta das 8h15, dois indivíduos usando capacetes entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto. Um dos indivíduos foi até a parte de trás da farmácia onde rendeu e agrediu um cliente que estava no local, se dirigindo em seguida à atendente, que diante da insistência do ladrão lhe entregou cerca de R$500 que estavam guardados no interior da farmácia. Enquanto isso, o segundo indivíduo foi até o caixa e roubou aproximadamente R$100. Em seguida ambos fugiram em uma motocicleta, a mesma em que haviam chegado. A motocicleta, de acordo com a polícia, foi encontrada pouco mais tarde na rua Almirante Tramandaré, bairro Higienópolis, com as chaves na ignição e o motor quente. Nesse momento foi constatado que o veículo havia sido roubado na dia 05 de junho.