Início Geral Assaltos e arrombamentos de residências diminuem

Assaltos e arrombamentos de residências diminuem

Fotos Luana Ciecelski

Sala de monitoramento da Cindapa atendeu a mais de 18 mil ocorrências nos últimos 30 dias

Luana Ciecelski
[email protected]

Os índices de criminalidade, em especial dos assaltos e arrombamentos de casas, em Santa Cruz do Sul, diminuíram nos últimos dois meses. No entanto, isso não é motivo para que a população se descuide com a segurança. Muito pelo contrário, de acordo com a Brigada Militar, esse é justamente o momento de atentar para alguns cuidados, fortalecer a segurança e fazer com que os índices não voltem a subir, principalmente com a chegada da Copa do Mundo e durante as férias de inverno, quando muitas famílias aproveitarão para viajar.
Nos 22 municípios da região abrangidos pelo 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram 89 ocorrências de furto qualificado – aquele em que o ladrão rompe obstáculos como portões, janelas e portas para furtar – em maio e 96 ocorrências em abril, o que representa uma redução, já que em março foram registradas 156 e em fevereiro 125 ocorrências, um número ainda alto, mesmo para meses de férias.
Esse índices se mostram ainda mais baixos quando observado apenas o município de Santa Cruz. Em maio foram 11 furtos qualificados, 67 a menos do que em março, quando foram 78 casos registrados pela Brigada Militar.
O subcomandante do 23º BPM, Major Ailton Azevedo, destacou que essa diminuição se deve às ações preventivas como Operação Combo que acontece semanalmente, mas também graças ao auxílio da comunidade que está mais atenta e que tem ajudado muito a polícia, observando, por exemplo, mudanças de comportamento em suas ruas e bairros.
“A gente observa que o delinquente se aproveita da oportunidade”, disse Azevedo. Por isso quanto mais atenta estiver a população, mais difícil será a entrada do ladrão e menos as chances dela acontecer.


Major Azevedo: segurança precisa ser reforçada para índices não subirem

SEGURANÇA PRIVADA

De acordo com o Gerente da Cindapa, Arnoldo Meili, só a empresa atende a cerca de 18 mil ocorrências ao mês, sendo cerca de 111 ocorrências diárias e 4 ocorrências por hora. Muitos destes casos são apenas alarmes que dispararam por causa de temporais ou de moradores que demoram a desacionar os equipamentos, no entanto, o número mesmo assim é alto. Ele destacou que além dos períodos de férias, é preciso observar também os fins de semana. “De uma forma geral o maior número de ocorrências acontece aos sábados e domingos”, relatou.
O Major Azevedo lembrou ainda que segundo a constituição é dever do Estado trabalhar a criminalidade, mas é direito e responsabilidade de todos estar atento e fazer a prevenção. “Nada do que acontece por culpa do morador, mas alguns cuidados podem evitar situações de risco”, disse ele.

Muros de vidro tem seus prós e contras

Uma das tendências em Santa Cruz do Sul são as cercas de vidro. De acordo com a Brigada Militar essa opção é boa, mas também possui seus contras. Se por um lado a visibilidade que o material dá, amedronta os delinquentes por medo de serem vistos, essa mesma visibilidade possibilita uma melhor observação da rotina e dos ambientes da casa, tornando-a um alvo fácil.
No entanto, ela também é boa para os moradores que têm a possibilidade de verificar o que acontece ou quem está na rua, antes de sair de casa, o que um muro de pedra não permite. O ideal, segundo o Major Azevedo seria colocar o vidro com a película espelhada no lado de fora.  Dessa forma quem está dentro vê tudo, mas quem está fora não vê nada. Infelizmente essa opção, apesar de segura ainda é uma das mais caras.


Cercas de vidro deixam a casa mais visível e inibem os ladrões

Dicas de Segurança

– Revisar portas e janelas sempre que sair de casa ou for dormir
– Deixar luz ligada a noite apagada durante o dia;
– Nunca deixar objetos à vista, como cadeiras, roupas, cobertores, etc;
– Se você tem portão eletrônico, saia apenas depois que ele estiver totalmente fechado. Panes no equipamento podem acontecer, ou pode alguém entrar sorrateiramente por baixo enquanto ele fecha e você nem perceberá;
– Se você possui animais, como cães de grande porte, deixe-os soltos e com livre acesso a todos as partes do terreno, quando não estiver em casa;
– Observe a movimentação da rua antes de sair ou entrar no pátio. Pessoas estranhas, movimentação anormal devem ser motivo de alerta;
– Cuide com sua rotina e varie seus horários, pois do contrário você pode virar um alvo fácil;
– Perder alguns segundos observando pequenos detalhes podem significar um ganho em tranquilidade.
– Em períodos de férias e viagens, troque o endereço das correspondências para que elas não fiquem acumulando em frente a casa.
– Se possível, deixe alguém responsável por acender e desligar as luzes dentro da casa.
– Se você contratou uma empresa de segurança, avise sobre sua viagem para que ela realize rondas com mais frequência na sua rua.