Início Geral Assemp e Município apresentam projeto para Centro de Eventos de Santa Cruz

Assemp e Município apresentam projeto para Centro de Eventos de Santa Cruz

Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Uma reunião no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro, marcou a apresentação do projeto do Centro de Eventos, financiado pela entidade. Na ocasião, com a presença do prefeito Telmo Kirst, o engenheiro Guenther Knies e o arquiteto Ronaldo Wink, representando a equipe do projeto, apresentaram a proposta, a ser executada pelo Município de Santa Cruz do Sul, no interior do Parque da Oktoberfest. “Após muitos anos de espera e minuciosos estudos de viabilização, um dos mais importantes equipamentos para o desenvolvimento da cidade e região, finalmente, tem seu projeto definido”, destacou Wink.

Há muito tempo acalentado pelas lideranças empresariais, o novo Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul estará localizado em área central, no Parque da Oktoberfest, potencializando seu uso e de vários prédios e equipamentos já existentes. “O novo Centro de Eventos proporcionará uma maior diversificação econômica à cidade com o incremento das atividades direcionados a negócios, turismo e lazer”, completou Knies. “Ao viabilizar a realização deste projeto, a Assemp cumpre com a sua missão, de promover o desenvolvimento econômico e social do município”, frisou o presidente em exercício da entidade, Eduardo Kroth.

Contando com área de 5.286 metros quadrados, dividida em dois grandes espaços intercomunicáveis, o pavilhão destinado a múltiplos usos poderá receber eventos de qualquer natureza, sejam exposições, shows, palestras, convenções, competições esportivas, festivais gastronômicos, entre outros, ao longo de todo o ano. Poderá ser utilizado, também, separadamente, possibilitando a realização de dois eventos simultâneos e completamente independentes. O novo pavilhão dará suporte, com mais conforto e segurança, às mais tradicionais festas da cidade, entre elas, Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul.

A localização estratégica entre os Pavilhões 2 e 3 permitirá também a conexão com os dois pavilhões existentes, podendo desta maneira o conjunto alcançar uma área utilizável coberta de 8.082 m2, atraindo assim eventos e feiras de grande porte ao Município.

De acordo com o projeto, o Centro de Eventos será construído dentro das mais modernas tecnologias como a pré-fabricação em concreto, estruturas metálicas e painéis de fechamentos industrializados. “Será uma edificação de características extremamente funcionais e de arquitetura arrojada, que visa à otimização de recursos e à rapidez de execução”, completou Wink.

 Ambiental
O projeto também considerou uma série de premissas de cunho socioambientais, como acessibilidade com o uso de rampas e sinalização tátil; iluminação e ventilação naturais; fechamentos laterais e de cobertura com o uso de painéis e telhas termoacústicas; geração de energia através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura; aproveitamento das águas pluviais para as bacias sanitária e irrigação do jardim.

Além disso, visando à realização de eventos com mais conforto aos usuários, está previsto, também, a implantação de um potente sistema de ar condicionado que se utilizará de energia gerada no próprio local. Quando não for necessária a climatização, um sistema de grelhas junto às paredes proporcionará uma ventilação cruzada com as aberturas dispostas junto aos sheds na cobertura, garantindo uma temperatura agradável, além de uma permanente renovação de ar nos ambientes internos.

“A cidade, além de receber um novo e amplo espaço para sua população, potencializará a utilização de um de seus mais nobres espaços públicos, localizado na área central. É uma importante adequação e atualização da infraestrutura do parque para os mais diversos usos e funções”, completa Knies.

Saiba mais sobre o novo Centro de Eventos:

Localização: Parque da Oktoberfest
Área: 5.840,64 m2

Dependências:

-Esplanada e cobertura de acesso

-Hall de entrada

-Credenciamento/bilheteria

-Sala de segurança

-Ambulatório

-Sanitários masculino e feminino

-Secretaria

-Salas administrativas

-Sala de reuniões

-Pavilhões de eventos

-Sanitários masculino e feminino

-Depósitos

Equipe de Projeto:

Coordenador geral: Engº Guenter Knies

Projeto Arquitetônico e Paisagístico: Arquitetos Ronaldo Wink, Nathan Reichel, Paulo Herzog, Carolina Knies e Alex Brino

Projeto Estrutural: Engº Ronaldo Basso

Projeto Elétrico: Fatech – Engenharia Elétrica

Projeto Hidrossanitário e PPCI: Arquitetas Kamila Kothe e Cristina Nedel

Quantitativo e Orçamento: Engº Wilson Martins

Imagens: Palma

(Por: Assessoria de Imprensa da Assemp)

Prefeitura lança edital para construção do Centro de Eventos

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Temo Kirst, assinou nesta quarta-feira, dia 23, o edital para construção do Centro de Eventos, no Parque da Oktoberfest. O ato ocorreu no auditório da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), durante evento de apresentação do projeto arquitetônico.

O investimento estimado na construção do centro é de R$ 10.982.373,84 e os recursos para execução da obra são oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 2), firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF). Já o prazo para construção do pavilhão multiuso, que terá área total de 7024,95 metros quadrados, é de oito meses, a contar do termo de início. A publicação do edital deve ocorrer até o final desta semana.

Na mesma ocasião o prefeito assinou projeto de lei, que será encaminhado também no decorrer desta semana para apreciação da Câmara de Vereadores. O objeto da proposta é a permuta da área onde hoje está a sede da Assemp, localizada na Rua Coronel Oscar Jost, por dois imóveis que hoje constam no patrimônio do Município.

O primeiro é um terreno situado na quadra da Rua 7 de Setembro, entre as ruas Marechal Floriano e Tenente Coronel Brito, e o segundo o prédio do antigo Fórum, onde também por muitos anos funcionou a Secretaria Municipal de Planejamento, na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros.

Com a concretização da permuta, a Assemp assume o compromisso de restaurar o prédio, construção com mais de um século de história e protegida pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.

(Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul)