
O Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Prefeitura, realizará a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social (CMAS) na quarta e na quinta-feira da semana que vem, 6 e 7. O encontro acontece no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, com inscrições abertas ao público em geral por meio do link http://bit.ly/4nJI2AY. A iniciativa busca promover o diálogo entre gestores públicos, profissionais da assistência social, estudantes, conselheiros e representantes da sociedade civil.
A cerimônia de abertura está marcada para as 14 horas da quarta-feira, 6, com apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Ordem Auxiliadora da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz (Oase). Na sequência, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, compartilhará detalhes do Plano Municipal de Assistência Social. “Será uma oportunidade importante de refletirmos sobre nossas ações e os avanços possíveis na proteção social”, destaca a secretária.
Durante os dois dias de programação, os participantes poderão debater temáticas ligadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social e à promoção da proteção social. As conferências municipais desempenham papel fundamental na escuta da comunidade e na construção de propostas que serão encaminhadas aos próximos fóruns estadual e nacional. A 14ª edição do evento pretende fomentar o engajamento popular e a participação ativa na formulação de políticas públicas.
Na quinta-feira, 7, o assistente social Marcelo da Silva, do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Ceas/RS), será um dos principais nomes da programação. Além da palestra, haverá apresentação do Grupo de Convivência Mães e Filhos da Apae, que trará relatos e experiências vividas no contexto dos serviços de apoio oferecidos às famílias.
Encerrando a conferência, haverá trabalhos em grupo divididos por eixos temáticos, nos quais serão debatidas diretrizes e propostas para os próximos passos na assistência social municipal. Por volta das 15h30, ocorrerá a eleição dos delegados e o credenciamento dos participantes para a Conferência Estadual. A programação se encerra oficialmente às 16h30, com expectativa de mobilização e fortalecimento do sistema de proteção social local.
Programação
- Quarta-feira, 6
14h – Abertura Oficial
14h30 – Apresentação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da entidade Ordem Auxiliadora da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz (Oase), do Bairro Pedreira
15h – Aprovação do Regimento Interno
15h30 – Apresentação do Plano Municipal de Assistência Social pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva - Quinta-feira, 7
8h30 – Memória das atividades do dia anterior
9h – Palestra de Marcelo da Silva, assistente social do Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Ceas/RS)
10h30 – Início do trabalho com os eixos
12h às 13h – Intervalo/Coffe Break
13h – Finalização das propostas dos grupos
14h – Apresentação do Grupo de Convivência Mães e Filhos da entidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
14h30 – Apresentação dos grupos de trabalho
15h30 – Eleição dos delegados e credenciamento














