Início Educação Atividades marcam os 25 anos do curso de Química

Atividades marcam os 25 anos do curso de Química

Presente na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 1988, o curso de Química completa 25 anos. E para comemorar, a coordenação do curso, juntamente com o Diretório Acadêmico Antoine de Lavoisier, promove a 16ª Semana Acadêmica do Curso de Química, que terá como tema Os 25 anos de Química na Unisc e o empreendedorismo. A programação ocorrerá de 17 a 21 de junho, no campus-sede da Unisc.
As atividades contarão com palestrantes vindos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ex-alunos do curso, que farão um relato de experiências. Em comemoração ao Dia do Químico, o professor da UFMG e pesquisador do CNPq, Rochel Lago, estará na noite do dia 18 de junho, na sala 101, bloco 1, apresentando o livro As cartas de Tsuji – Transformando conhecimento em riqueza.
A programação da semana acadêmica também contará com um círculo de minicursos, ministrados por docentes da Unisc sobre os temas “Tratamento de água de piscinas”, “Produção de queijos diferenciados”, “Nanotecnologia: princípios e aplicações”, “Técnicas de caracterização utilizando feixe de íons”, “Aproveitamento de resíduos agrícola e industrial para produção de biomassa microbiana” e “Explosão da inovação”. As vagas são limitadas e as inscrições para os minicursos devem ser feitas no Departamento de Química e Física, na sala 1211, bloco 12.
Já no dia 21, a partir das 19 horas, na sede da Associação dos Docentes da Unisc (Adunisc), haverá uma confraternização entre alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários e familiares. Será um momento de homenagens e de resgate dos principais acontecimentos nos últimos 25 anos. Segundo o coordenador do curso de Química, professor Wolmar Severo, o convite para participar das atividades é aberto para toda a comunidade.

Trajetória
A trajetória iniciou com o curso de Ciências – Habilitação em Química, passando para Química Licenciatura, evoluindo para as habilitações em Química Bacharelado e, atualmente, Química Industrial. Paralelamente, manteve-se o curso de Química Licenciatura, contribuindo para a formação de recursos humanos voltados ao ensino de Química e também à Química Tecnológica. Nesses 25 anos, foram formados 224 licenciados em Ciências – Habilitação em Química, 14 bacharéis em Química, 397 químicos industriais e 108 químicos licenciados, totalizando 743 profissionais.