Guilherme Athayde
[email protected]
Com uma medalha de ouro recentemente conquistada, em fevereiro, na Bolívia, na prova de 800 metros do Sul-Americano Indoor de Atletismo, a meio-fundista Jaqueline Weber passará um período de 55 dias disputando provas na Europa. Ela, que tem em seu currículo um quarto lugar na mesma especialidade nos Jogos Pan-Americanos do Chile, em 2023.
A atleta defende o Praia Clube/FAB/Miller/Girando Sol/Fila, de Uberlândia (MG), e passou os últimos dias treinando em Santa Cruz do Sul, com o apoio da Associação Medalha de Ouro (AMO) e de Fabiano Peçanha, que disputou a Olimpíada de Pequim em 2008 e hoje é auxiliar técnico no Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo. Jaque está sediada em Madri, na Espanha, de onde viajará para as competições do World Athletics Contintental Tour, e vai encarar a primeira de seis provas nesta quinta-feira, 29, em Toulouse, na França.
O circuito vale pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. “Foi um período muito positivo aqui em Santa Cruz. Abril e maio são meses em que a temperatura está bem estável, agradável para fazer os estímulos. E aqui temos um suporte bem bacana não só do Fabiano, que agora atua também como assistente técnico, mas também fisioterapeuta, massoterapeuta, a gente tem a estrutura da própria associação (AMO) para fazer musculação. Temos as pistas de brita e acabamos nos deslocando a Lajeado para fazer os treinos rápidos em piso sintético, que é o mesmo piso da competição. Foi um período muito bom, em que eu evoluí bastante”, destacou Jaque, que na preparação teve a companhia da paranaense Flávia de Lima, que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, nos 800 metros.
Segundo Jaque, sua última competição, no Chile, onde alcançou o primeiro lugar nos 800 metros, serviu de teste e avaliação de sua performance para os compromissos no continente europeu. O retorno para o Brasil será em julho e ela terá novos compromissos, visando o Mundial de Atletismo, que acontecerá no Japão em setembro deste ano. “No final de julho tem o Troféu Brasil, que é o principal evento adulto da modalidade, que vai ser disputado em São Paulo. Aí depois a gente tem o GP Brasil, que é o período que finaliza a corrida para o Campeonato Mundial”, explicou a meio-fundista, que confia estar em Tóquio.
“Temos essa expectativa da classificação para o Mundial, mas é uma coisa que a gente quer que aconteça naturalmente, porque tem sido um ano de transição de treinamentos, as coisas estão encaixando e eu acredito que, prova a prova, a gente vai conseguir fazer resultados positivos e tentar colher esses resultados e a classificação. Estou tranquila de que estou fazendo meu melhor, e o trabalho é a médio prazo, pensando na Olimpíada de Los Angeles em 2028”, definiu a corredora.

Provas de Jaqueline Weber na Europa – 800m
29.05 – Toulouse – França
04.06 Nerja – Espanha
14.06 Viena – Austria
21.06 Geneva – Suíça
28.06 Carquefou – França
07.07 Ordizia – Espanha














