Início Geral Autoconhecimento | Alice Bastos Neves compartilha aprendizados em palestra

Autoconhecimento | Alice Bastos Neves compartilha aprendizados em palestra

Apresentadora expôs sua trajetória de vida e seus mecanismos de superação

Lucca Herzog
[email protected]

O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz promoveu, nesta segunda-feira, 25, um evento beneficente voltado à prevenção do câncer ginecológico, com a palestra “As Marcas do Protagonismo”, da apresentadora do Globo Esporte do RS, Alice Bastos Neves. Para o auditório central da Unisc, Alice trouxe o relato de sua história de protagonismo e suas marcas, além de abordar sobre a superação do câncer.
O evento contou com o apoio da ACI, Associação de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (Apcolu), Liga de Combate ao Câncer de Santa Cruz, ONG Grupo do Bem e Lagunisc. E o patrocínio do Centro Radiológico Radson, Sebrae, GT participações, Prossperare e Daniele Klafke . Houve recebimento de doações para o Grupo do Bem, e parte da renda será revertida para as entidades parceiras.

Palestra
Com a costumeira energia alto-astral, Alice fez um breve relato de sua trajetória: as origens, a carreira, a família e a superação. “Não existe nada mais universal que um relato pessoal”, afirmou.
Falou também sobre comprometimento, sustentabilidade pessoal e “intraempreendimento”, que são os pequenos empreendimentos necessários em nosso cotidiano, seja no trabalho ou na vida privada. A jornalista frisou a importância de encontrar uma maneira de olhar com o mesmo entusiasmo os pequenos e grandes momentos da vida. Segundo ela, na carreira profissional, isso vem atrelado a um senso de propósito e de pertencimento.
Alice afirmou que o equilíbrio entre todas essas variáveis é a saúde e o autocuidado. Quando descobriu o câncer de mama em 2020, descobriu também a força para superá-lo. “Foi uma jornada de amor, não de dor”, revelou ela. Ela explica que, durante esse período turbulento, começou a ressignificar a vida, com ajuda da família, dos amigos e dos colegas de trabalho. Como relata, foi um processo de cura não só individual, mas coletivo.

Prevenção
No encontro, destacou-se ainda a prevenção do câncer de Colo de Útero. Podendo ser prevenida, a cada minuto uma mulher morre da doença. É possível erradicar a patologia com exame de rastreio para mulheres adultas, juntamente com a vacina da HPV em crianças. A estimativa é de que, com essas providências, 5 milhões de pessoas sejam livradas desse câncer. Dados da Apcolu ainda revelam que a vacina da HPV reduz a chance de outros 5 tipos de câncer. Tudo envolve a conscientização e a prevenção, economizando no tratamento da doença, com o engajamento dos grupos sociais e do poder público.