Início Geral Autor capta recursos para publicação de livro

Autor capta recursos para publicação de livro

Obra “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho” é um projeto desenvolvido pelo escritor Cristiano Bastos e pelo designer Rafael Conny

Por: Ricardo Gais
[email protected]

Livro terá o tamanho de um disco de vinil e 264 páginas – Foto: Divulgação

Um livro totalmente diferente está em fase de construção. A obra “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho” contará histórias de discos gaúchos escolhidos por meio de um corpo de jurados, que irá eleger os álbuns mais representativos feitos no Rio Grande do Sul. Os jurados serão personalidades da música, arte e cultura, jornalistas, produtores do Estado e do País. Também haverá a escolha popular – no grupo do livro no Facebook. O público poderá eleger um disco e o álbum eleito ganhará o selo de “Escolha do Público”.

O livro é de autoria do jornalista e escritor Cristiano Bastos, que mora em Porto Alegre, e terá o projeto gráfico feito pelo designer Rafael Conny. Para que o livro tome forma, uma campanha de financiamento coletivo, pela plataforma Catarse, foi lançada com objetivo de captar recursos para a sua publicação. “Eu já publiquei cinco livros e a maioria deles é sobre música, especialmente sobre rock. Este livro que será lançado no Estado não há um parecido com estes moldes editoriais. Mas ele foi inspirado no livro “Lindo Sonho Delirante” do autor Bento Araujo”, disse Cristiano.

Cada título que irá compor o livro “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho” ocupará duas páginas e contará com resenha, curiosidades envolvendo as gravações e outras informações, com um design diferenciado e apresentando materiais gráficos, imagens das artes originais das capas, contracapas e encartes. As páginas trarão um layout com informações sobre o nome da gravadora ou selo pelo qual o disco foi lançado, títulos das músicas e seus autores. Além de ícones identificando o tipo de lançamento, seja fita cassete, LP, CD ou streaming. “Será um livro para colecionador em formato de vinil e certamente vai se tornar um objeto de desejo para muita gente”, afirmou o autor.

A campanha de financiamento segue até o dia 31 de julho de 2021. Qualquer pessoa pode contribuir com recursos e em troca estará recebendo uma recompensa que vai desde o nome publicado no livro, como desconto quando for adquirir a obra, pôsteres, canecas, camisetas, combos, entre outros.

Para conhecer mais sobre o projeto e formas de como ser um apoiador, acesse o site: www.catarse.me/100GrandesAlbunsDoRockGaucho. “Esse projeto vai ser muito importante para a preservação da história musical do Estado e isso somente será possível com a ajuda das pessoas, que podem acessar o site e conhecer o projeto”, destaca o autor.

Sobre o livro

O livro “100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho” terá um formato de ‘livro de arte’ ou ‘livro de mesa’, nas dimensões de um disco de vinil e um acabamento com capa dura, sobrecapa especial e miolo impresso em papel couchê colorido.

Serão 264 páginas divididas em cinco capítulos, além das páginas destinadas aos apoiadores, agradecimentos e nomes dos participantes do financiamento coletivo. A previsão do autor é de que o livro seja publicado até setembro de 2021.

Sobre o autor

Cristiano Bastos é escritor e jornalista – Foto: Arquivo pessoal

Cristiano Bastos é jornalista e escritor. Um dos autores do clássico “Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho” e das biografias “Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra”, “Julio Reny – Histórias de Amor & Morte” e “Nelson Gonçalves – O Rei da Boemia”. Em 2020, publicou o livro de jornalismo “Nova Carne Para Moer: Seleção de Grandes Reportagens, Textos Sobre Cultura Pop, Entrevistas, Perfis e Artigos”. Possui longa experiência na imprensa musical, como repórter especial da revista Rolling Stone Brasil e ainda como colaborador da Bizz e em jornais como O Estado de S. Paulo, Jornal de Brasília, Zero Hora, entre outros. Também dirigiu e produziu o documentário longa-metragem “Nas Paredes da Pedra Encantada”, sobre o (raro e caro) álbum “Paêbirú – Caminho da Montanha do Sol”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho.