Início Geral Avança reforma no prédio histórico de Rio Pardinho

Avança reforma no prédio histórico de Rio Pardinho

 

Dentro de alguns meses o prédio que há pouco tempo abrigava a subprefeitura de Rio Pardinho e o posto de saúde e que também foi sede da antiga cooperativa da localidade será entregue à comunidade totalmente revitalizado. Viabilizada através da união de esforços entre o governo municipal e empresas locais, a reforma total da edificação permitirá a concretização de antigas reivindicações da comunidade, no que diz respeito a oferta de projetos de cunho social, cultural e esportivo.

A reforma, iniciada em novembro do ano passado, está em ritmo acelerado. No momento a empresa  está refazendo todo o telhado. A parte dos fundos do prédio será totalmente refeita e embora não haja aumento na área total da construção, as intervenções são profundas com a derrubada de paredes e criação de novos espaços na estrutura interna. A reforma inclui também renovação de pintura, troca de pisos, substituição de esquadrias e melhorias nas instalações elétricas.

Quando estiver concluído, além da subprefeitura, o prédio abrigará as atividades do Centro Integrado entre Gerações (CIEG), projetos socioesportivos, biblioteca e museu colonial. A parte que vinha sendo ocupada pelo CIEG será destinada a implantação de uma cooperativa de leite.

Incentivador do projeto, o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, afirma que a ação contribui e muito para o resgate de Rio Pardinho como berço histórico de Santa Cruz do Sul. “Através desta parceria podemos realizar uma obra que, ao mesmo tempo em que não onera o poder público, trará um grande retorno para a comunidade, valorizando ainda mais a Rota Germânica do Rio Pardinho”, disse.

Integram a parceria, encabeçada pelo poder público municipal, que está disponibilizando os materiais para a revitalização, o Hotel Charrua com a disponibilização de recursos para a mão de obra, a Souza Cruz, na captação de recursos via Lei Rouanet para a aquisição de mobiliário e manutenção das atividades, e o escritório  Téia + Iara, responsável pela elaboração do projeto arquitetônico. O investimento total é estimado em R$ 400 mil.

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Cruz do Sul