A segunda edição do Praça da Cidadania, que, em virtude da chuva teve que ser cancelada no mês de maio, acontece neste domingo, 16, a partir das 13 horas, na praça do bairro Senai. A programação mantém as principais atrações que marcaram o sucesso da primeira edição, como o concurso para escolha da bonequinha do bairro, às 14 horas, e o show de calouros, às 15h30min, e que vão eleger os melhores para a grande final que acontecerá em dezembro, na Praça da Bandeira.
A abertura festiva na praça do Senai ficará por conta da banda do 7º BIB que apresenta-se para o público às 13 horas. Após a escolha da bonequinha do bairro, o público presente poderá acompanhar as instruções do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros e orientando a população sobre como reagir em casos de acidentes domésticos, como quedas, queimaduras, afogamentos e outras situações inesperadas. O clima de alegria e diversão promete estar presente do início ao final do evento com as trapalhadas e a animação garantida do palhaço Popoka.
Mas a tônica desta vez serão as novidades que incluem serviços e entretenimento. Uma agência de empregos da cidade, a RH Unica, estará realizando gratuitamente, durante todo o dia, o cadastramento de pessoas que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Eles também poderão saber das oportunidades de emprego atualmente disponíveis.
Completando o bloco de novidades, a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) com um momento todo especial para a garotada: a hora do conto. Em um espaço reservado para esta atividade a contadora de estórias vai levar a meninos e meninas de todas as idades a mágica da literatura infantil, através de contos, fábulas e outras formas de narrativa.
O restante da programação inclui mateada com a Ervateira Santa Cruz, brinquedos infláveis, praça de alimentação, competições esportivas, brincadeiras, troca de lixo eletrônico por mudas de árvores frutíferas, verificação de pressão arterial e orientações em saúde preventiva, conexão a internet por wireless, através da Viavale, e encerramento com participação do grupo Muleques do Samba, pra ninguém ficar parado, a partir das 16 horas.
De acordo com o secretário de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, o projeto Praça da Cidadania consiste em uma convergência de ações que integram várias secretarias de governo e que, a exemplo da primeira edição, demonstram uma repercussão positiva dessa união de esforços. “O Praça da Cidadania é na verdade um marco para devolver à comunidade um espaço de lazer que é dela, mas que se encontrava sem condições de ser frequentado, e que, a partir da revitalização está sendo novamente entregue para as famílias. O propósito desta iniciativa é deixar um legado à comunidade”, disse.
Além da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, responsável pela organização do projeto, trabalham para deixar a praça em condições de receber o evento, as secretarias de Transportes e Serviços Públicos, responsável pela iluminação, de Inclusão; de Desenvolvimento Social e Habitação, responsável pela colocação dos brinquedos infláveis; e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, responsável pela revitalização da praça com corte de grama, pintura e limpeza do local. A infraestrutura ainda será incrementada com a colocação de banheiros químicos para atender o público esperado.














