Início Geral Balada Segura já fiscalizou 149 veículos no município

Balada Segura já fiscalizou 149 veículos no município

Décima quinta cidade gaúcha a receber o projeto Balada Segura, do governo do Estado, Santa Cruz do Sul já realizou 5 blitze desde o lançamento da ação, no mês de outubro. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), fornecidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, até o momento a operação fiscalizou 149 veículos no município. Das 34 medidas administrativas impostas, sete referem-se a motoristas que apresentaram entre 0,05 e 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido, e outros 27 por terem se negado a fazer o teste do bafômetro. A operação ainda registrou um crime de trânsito (quando o condutor apresenta acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido) e oito carros removidos.
As abordagens são coordenadas e realizadas pela Brigada Militar em parceria com os agentes de trânsito, e incluem também a verificação de documentos e equipamentos. As cinco blitze resultaram em 29 autos de infração por motivos como o não uso do cinto de segurança, documentação atrasada e ausência de equipamentos obrigatórios.

Rolf Steinhaus

Fiscalização é realizada nas saídas de festas, visando combater motoristas embriagados

O presidente do Comitê Municipal de Mobilização, Educação e Comunicação da Balada Segura, Claudiomiro Flores, explica que a ação envolve 43 empresas que integram o comitê. As blitze de fiscalização ocorrem uma vez por semana, em dia e local acordado entre a Brigada Militar e o município, e horário estipulado pelo Detran. Cerca de 15 pessoas atuam na operação, que dura de duas a três horas e aborda simultaneamente cinco veículos. A 6ª edição está marcada para acontecer na próxima sexta-feira, 6.
Também são realizadas, uma vez por mês, blitze educativas a fim de estimular a consciência da população para um trânsito mais seguro. Segundo o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Alex Knak, no ano passado mais de 6 mil pessoas ocuparam leitos em Santa Cruz em razão de acidentes ocorridos no trânsito. A meta do atual governo municipal é reduzir índices como este ao trabalhar o trânsito como um espaço a ser compartilhado com responsabilidade. “O convênio firmado com o governo do Estado para a realização da Balada Segura mostra que não estamos pensando apenas na questão da reengenharia do trânsito, mas também na valorização e preservação das vidas”, declara.

A Balada Segura

Luiz Fernando Bertuol

Município integra operação desde o dia 04 de outubro

A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as prefeituras municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados.
O projeto já acontece em 18 municípios com mais de 100 mil habitantes. De acordo com dados do Detran, Santa Cruz possui uma frota de 77.894 veículos, quase 60 mil condutores e um índice de fatalidade de 17,6 vítimas fatais a cada 100 mil habitantes – mais que o dobro de Porto Alegre, onde o número é de 8,4 vítimas por 100 mil habitantes.