
Foto: Vinícius Molz Schubert
O Ceisc/União Corinthians oficializou nesta segunda-feira, 5, a contratação do colombiano Juan Cárdenas para a sequência da temporada do NBB 2025/26. O ala/pivô de 28 anos, 2,03 metros de altura e 91 quilos desembarca em Santa Cruz do Sul após passagem pelo Gimnasia y Esgrima, de Comodoro Rivadávia, da Argentina. Com experiência acumulada em diferentes ligas da América do Sul e dos Estados Unidos, o jogador traz ao elenco vigor físico e bagagem internacional.
Revelado na Colômbia, Cárdenas se destacou no Titanes, de Barranquilla, onde conquistou quatro títulos da Liga Colombiana. Também atuou por Cafeteros, de Armenia, e Los Paisas, de Medellín, além de ter defendido a Bryant University no basquete universitário norte-americano (NCAA). Na América do Sul, acumulou participações em ligas da Colômbia, Argentina e Chile, sempre com médias sólidas de pontos e rebotes, além de bom aproveitamento nos arremessos.
Dentro de quadra, o ala/pivô se define como um atleta intenso e versátil. “Gosto de atuar tanto no ataque quanto na defesa”, afirmou o colombiano, que destacou conhecer o União Corinthians como um clube respeitado no cenário nacional. “Chego motivado para me adaptar rapidamente e contribuir da forma que a comissão técnica entender necessária”, frisou.
O diretor de Basquete do UniCo, Diego Puntel, classificou a chegada de Cárdenas como estratégica. “É um atleta que conhece diferentes realidades do basquete e tem histórico vencedor. Acreditamos que ele vai se encaixar bem no nosso modelo de jogo e ajudar o clube a buscar seus objetivos”, avaliou. No último domingo, 4, o clube de Santa Cruz do Sul havia anunciado a dispensa do ala norte-americano Carlton “Scootie” Guyton, sem revelar os motivos da decisão.














