Início Religião Bíblia Vulgar (30 de Setembro

Bíblia Vulgar (30 de Setembro

Qual o seu entendimento da palavra “vulgar?” Dependendo da tradução, pode ter significados diferentes. Vulgar, nos nossos dias pode denotar algo com um conceito negativo; sem classe; de baixo calão. Mas nem sempre foi assim. Veja: uma boa tradução precisa reproduzir com exatidão o significado da mensagem, mas de um jeito natural e compreensível. Foi isto que fez Jerônimo com a Bíblia. Ela existia apenas nas línguas hebraica e grega, e Jerônimo a traduziu para o latim. Essa tradução ficou conhecida por Vulgata (ou vulgar; comum), pois o latim era a língua do povo, a língua comum… Ele morreu no dia 30 de setembro de 420, e por isto é o Dia da Bíblia para os católicos e o Dia da Tradução para o mundo secular. A versão de Jerônimo, tornou-se, por séculos, a única permitida pela Igreja, condenando a obra de Wycliffe para o inglês no século 14 e de Lutero para o alemão no século 16. Hoje a cristandade reconhece que o Evangelho não está preso a uma língua ou cultura e pode-se ler as Sagradas Escrituras em mais de 2.500 línguas.
Mas idiomas sofrem transformações. Traduções, por isto, precisam de constantes ajustes, do contrário, não cumprem sua função. É o caso da Bíblia no nosso português, onde algumas versões estão longe da compreensão popular. O próprio Lutero, que também traduziu para uma linguagem vulgar, até o final da vida ajeitou a Bíblia alemã. Ao falar do ofício de tradutor, disse que “para traduzir num puro e claro alemão é necessário ter como medida a língua falada do povo, uma língua vigorosa, direta, dinâmica.”
Os cristãos acreditam que “toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver” (2 Timóteo 3. 16). Jerônimo sabia disso. Pois é assim que Deus traduz o seu amor ao mundo, através de palavras humanas. Por isso mesmo Deus se apresenta através da “Palavra que se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade” (João 1. 14). Um forte abraço, pastor Edemar. (Adaptado de Rev. Marcos Schmidt, pastor luterano, Novo Hamburgo, RS).

Cultos: Domingo, dia 30: 9h e 19h Centro. Lembramos que o Encontro de Casais que estava previsto para esse sábado, dia 29/09, foi transferido para o dia 27 de Outubro.