Início Cultura Bicentenário | Mostra especial marca reabertura do Museu do Mauá

Bicentenário | Mostra especial marca reabertura do Museu do Mauá

Iniciativa celebra os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul

Integrantes da Comissão do Bicentenário estiveram presentes na reabertura

Lucca Herzog
[email protected]

O Museu do Colégio Mauá foi reaberto nesta quinta-feira, 7. A partir das 16h, uma cerimônia, com a presença de convidados e imprensa, deu início à mostra Legado dos Imigrantes Alemães, com uma série de materiais históricos remetentes ao legado deixado pelos colonizadores. “A escolha pela temática da mostra leva em conta a celebração dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul”, destaca o diretor Geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen.

Raschen explica que a comunidade que for até o museu terá acesso a um material cuidadosamente selecionado, para mostrar as dificuldades vividas pelos alemães desde a chegada ao Rio Grande do Sul, os momentos de fé, de integração e a tudo o que se mantém vivo até os dias atuais. “No início a vida deles não foi fácil. Era necessário derrubar a mata, fazer as primeiras roças, construir suas casas. Tinham poucas e precárias ferramentas e também poucas sementes. Mas aí trabalharam em parceria para poder progredir e começar a formar aquilo que vemos hoje. Queremos que a comunidade venha prestigiar a aprender um pouco sobre a importância que os imigrantes tiveram para a nossa Santa Cruz do Sul”, frisa.

De acordo com diretora do Museu, professora Maria Luiza Rauber Schuster, o público poderá conferir, por exemplo, itens que remontam a 1849, época de fundação da Colônia de Santa Cruz. “É preciso conhecer a história da nossa terra para que compreendamos a história do mundo e da humanidade. Isso nos torna mais ricos em cultura e nos ajuda a valorizar nossos antepassados que construíram o que usufruímos hoje”, afirmou.

Exposição conta com fragmento de vela do navio Sofie, que trouxe o imigrante Carl Friedrich Wilhelm Oldenburg
Fotos: Lucca Herzog

Atrações

Por meio da exposição é possível admirar baús de viagem usados por imigrantes e apreciar o violino infantil que pertenceu a Maria Bieri, menina que tocou o instrumento no Teatro São Pedro, por ocasião da visita da Princesa Isabel. Há, ainda, a centenária caixa de música vinda de Leipzig, em que se tocam discos de latão. A mostra também inclui, dentre outros, peças como sela feminina, livros, fotos, medalhas, utensílios domésticos.

Como visitar

Ao longo do ano, o Museu do Colégio Mauá – localizado na Rua Marechal Floriano, 274, no centro de Santa Cruz do Sul – atenderá o público de terças a sextas, das 14 até às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira), e R$ 5 (meia) para estudantes e aposentados. Os grupos interessados em conhecer o local devem agendar a visitação pelo telefone (51) 3715-0496, em horário comercial.