Início Geral Blocos, escolas de samba e Fandangaço fazem a folia

Blocos, escolas de samba e Fandangaço fazem a folia

Alyne Motta – [email protected]

O Carnaval já passou oficialmente, mas em Santa Cruz do Sul a folia ainda acontece hoje e amanhã, 02 e 03 de março, quando os blocos e as escolas de samba vão para avenida mostrar seu trabalho. Para tanto, o Parque da Oktoberfest transforma-se em um sambódromo.

Rolf Steinhaus


Parque da Oktoberfest transforma-se em avenida do samba para escolas e blocos mostrarem seu trabalho

Amanhã a vez é das tradicionais escolas de samba mostrarem seus enredos. Conforme o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Jorge Alci dos Santos, o Jorjão, as cinco agremiações tiveram um preparo intenso, no qual a expectativa é mostrar um belíssimo trabalho.
Os desfiles também têm início às 20h, quando a Imperatriz do Sol entra na avenida. Cada escola tem um tempo mínimo de 35 minutos e o máximo de 45 minutos para fazer sua evolução. As escolas receberam R$ 100 mil da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e R$ 50 mil da Associação das Entidades Empresariais (Assemp).
Durante os dois dias, a entrada é franca. No local haverá praça de alimentação e arquibancadas. O Carnaval da Santinha é uma realização da Assemp, Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.

ACADÊMICOS DO UNIÃO

O enredo apresentado pela Acadêmicos do União para o Carnaval deste ano é “Lanceiro Negro: Um sonho de liberdade”. A escola usa como ponto de partida o Massacre de Porongos, seguindo por uma releitura, na visão dos negros, sobre todas as mudanças que aconteceram no país até os dias de hoje.
Segundo a coordenadora de ala, Cintia Mara da Luz, este ano o União desfila com 180 componentes, esquematizados em 8 alas. Com as cores azul e branco, a escola apresenta dois carros alegóricos, e ostenta a águia, símbolo máximo da Acadêmicos do União. 

 IMPERADORES DO RITMO

A escola tem como enredo “No ritmo do samba, a Imperadores vem aí”, onde pretende levar para a avenida a história do ritmo, desde a sua origem na África até os dias atuais, passando pela sua chegada ao Rio de Janeiro, onde se juntou ao Carnaval, fazendo parte da folia no país inteiro.
De acordo com o presidente, Edinei Martin, o desfile da Imperadores conta com cerca de 150 componentes, divididos em 08 alas. A escola traz dois carros alegóricos, vem nas cores vermelho e branco e traz o seu símbolo máximo, uma coroa imperial protegida por tigres.

IMPERATRIZ DO SOL

A campeã do Carnaval 2011 traz este ano o enredo “A evolução do homem”, iniciando com o surgimento do fogo, passando por evoluções humanas, até chegar à bomba atômica. Após desfilar as descobertas, a escola passa para a conscientização das pessoas, educando pra um novo mundo.
A Imperatriz do Sol vai desfilar com cerca de 250 componentes, divididos em 6 alas. O presidente Gerson Ferreira explica que a escola vai pôr na avenida três carros alegóricos, traz o seu símbolo, o leão coroado, além de vir nas suas cores vermelho, branco, ouro e prata.

 IMPÉRIO DA ZONA NORTE

Com o enredo “Santa Cruz é uma festa”, a Império da Zona Norte pretende mostrar na avenida as festas existentes no município e que têm uma repercussão em outras cidades e no estado. De forma alegre, pretende retratar cerca de 10 eventos conhecidos pelos santa-cruzenses.
Este ano, segundo o presidente Marco Aurélio Nascimento, a escola desfila com cerca de 200 pessoas, divididas em 08 alas e conta com o apoio de dois carros alegóricos. Pintada nas cores azul, preto e prata, a Império tem como seu símbolo o falcão, presente em todos seus desfiles.

UNIDOS DE SANTA CRUZ

A agremiação traz o enredo “A origem do Carnaval”, para a avenida. De uma forma alegre, pretende tratar a festa desde os tempos mais remotos, com a Grécia Antiga, passando por Viena, Europa, até chegar ao Brasil, onde mostra as diferenças entre a festa e o samba, que no país se uniram.
Dividida em 06 alas, o carnavalesco Everson de Souza explica que a escola virá para seu desfile com aproximadamente 180 componentes, 02 carros alegóricos e um minicarro, uma inovação este ano. Tendo o elefante como seu símbolo, encherá a avenida com as cores vermelho, azul e amarelo.