Início Geral Bom Jesus ganha Centro de Referência

Bom Jesus ganha Centro de Referência

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul inaugurou na manhã de sexta-feira, 9, o Centro Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Bom Jesus. Esta unidade leva o nome de CRAS Integrar e irá atender além do Bom Jesus, os bairros: Pedreira, Senai, Santuário e Vila Schultz beneficiando mais de 16 mil pessoas. Serão oferecidos serviços psicológicos, de assistência social e pedagógicos com atendimentos individuais e familiares. Haverá encaminhamentos à rede socioassistencial, reuniões e ações comunitárias, palestras voltadas às famílias e à comunidade, atividades diversas e oficinas que desenvolvem e contribuem para o processo de autonomia e emancipação social.

Ataides de Souza

Após descerramento da placa houve o desenlace da fita inaugural

O investimento na obra foi mais de R$ 500 mil, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Santa Cruz e as atividades no novo centro serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O amplo prédio de 450m² possui recepção, duas salas de atendimento da assistência social, sala da administração, três salas para realização de oficinas, refeitório, cozinha, depósito de alimentos e bebidas e área de serviço, além de três sanitários, um deles para portadores de necessidades especiais.
Segundo a prefeita, Kelly Moraes, esta obra é o resultado de muito trabalho, planejamento e busca por recursos para serem aplicados no município. “É uma conquista que nos orgulha, mas, acima de tudo, que irá beneficiar estes cinco bairros que merecem a nossa atenção. Estas comunidades por muitos anos estiveram desassistidas e nós estamos trabalhando para mudar isso”, disse a prefeita. Kelly também lembrou do projeto Territórios da Paz que será realizado naquela região em parceria com o Governo do Estado.
Da mesma forma, o vice-prefeito, Luiz Augusto Costa a Campis, citou outras obras que estão em andamento no bairro como a Área de Lazer Bom Jesus, com mais de 11.000m², em um investimento de R$ 600 mil e as cinco ruas que estão sendo asfaltadas. “Nós trabalhamos para que projetos se tornassem realidade como hoje, com a inauguração do terceiro CRAS em Santa Cruz”, ressaltou Campis.

Ataides de Souza

Prefeita Kelly Moraes e vice, Luiz Augusto Costa a Campis e demais autoridades visitaram as salas do novo CRAS

O secretário do PAC Santa Cruz, Gerri Machado, lembrou das muitas vezes em que houve crítica sobre a demora das obras do PAC e destacou que existe um longo processo a ser vencido até a concretização de cada projeto. “Mas, vencemos todas as etapas e estamos aqui, com os moradores comemorando a inauguração do CRAS Integrar”. Ele acrescentou estar sendo encaminhado para licitação a obra do Loteamento Mãe de Deus, que vai beneficiar 60 famílias, que residem na travessa Daer, em situação irregular e terrenos alagadiços.
A secretária de Desenvolvimento Social, Núbia Bruch, salientou ter sido entregue uma obra que era aguardada há pelo menos 20 anos pela comunidade. Agradeceu o apoio dos moradores e a parceria que irá continuar com a Cooperativa de Educação e Serviços Autônomos (Cooestal). Núbia destacou serem as ações desenvolvidas nos CRAS extremamente importantes para que se esteja em acordo com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que tem centralidade nas famílias em situação de vulnerabilidade social.
Também o presidente da Associação do Bairro, Clairton Ferreira, conhecido como Tim, afirmou ser um momento histórico para os moradores e agradeceu a parceria com o Poder Público.
Ainda estiveram presentes no ato de inauguração o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Schünke, vereador André Scheibler, secretários municipais e líderes comunitários.

Morador tirou o chapéu para obra do CRAS Integrar

Ataides de Souza

Morador do bairro há 30 anos, Veni Vidal dos Santos, aprovou a obra: “Tiro o chapéu!”

Durante a visitação da área interna do CRAS Integrar, após cerimônia de inauguração, o pedreiro, Veni Vidal dos Santos, que mora há 30 anos no bairro Bom Jesus, fez questão de demonstrar o quanto aprovou a obra. Ele veio de chapéu na mão para dizer: “Tiro o chapéu! Vim especialmente pra falar isso. Sofremos muito com a falta de investimento no bairro e a gente tá vendo a mudança. É gratificante”, falou entre sorrisos.