Início Geral Bombeiros Civis: de heróis a educadores na prevenção de acidentes

Bombeiros Civis: de heróis a educadores na prevenção de acidentes

Fotos: Divulgação/RJ
A bombeiro civil, Lielle Campão Cruz, com uma das turminh

Integrantes das forças de segurança são considerados verdadeiros heróis pelas crianças. Muitas se inspiram neles, querem vestir as fardas e conhecer de perto o trabalho exercido pelos profissionais. Há exemplos de pessoas que desde a infância nutriam esse sonho, na época parecia uma brincadeira, mas seguiram adiante se tornando membros dos órgãos de segurança.
O projeto Bombeiro Legal é um exemplo de realização. Voltado para as crianças, com foco no aprendizado relativo à prevenção de acidentes, o projeto engloba a educação dos pequenos e a valorização dos profissionais bombeiros. Assim como diz um pequeno texto no site do programa: “Em qualquer lugar do mundo o bombeiro civil é visto como um herói que chega sempre para salvar. Essa dedicação e abnegação do bombeiro civil que arrisca a sua vida pra salvar a de outra pessoa seja em incêndios, na água, nas alturas ou na terra, exemplifica o desejo de ajudar aquele que necessite”.

Aulas são realizadas para alunos na faixa etária dos 4 aos 14 anos


Com atuação em dois Estados, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o programa Bombeiro Legal Civil Rsul traz como slogan “Bombeirinhos Civis em Ação”, temática voltada para o aprendizado de crianças e pré-adolescentes na faixa etária dos 4 aos 14 anos. Conforme explica a gestora, bombeira civil e enfermeira, Lielle Campão Cruz, a iniciativa ocorre em nível nacional. “Somos de Porto Alegre e desde 2015 atuamos no Rio Grande do Sul, sendo há três anos em Santa Catarina. Hoje, abrangemos 40 cidades que perfazem os dois Estados simultaneamente. O trabalho é realizado através de aulas com aprendizado voltado para a educação e cuidados para evitar acidentes. Os instrutores são sempre bombeiros civis e/ou técnicos de enfermagem. Temos muitas atividades de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e noções de primeiros socorros”, citou.

Programa repassa ensinamentos para crianças e pré-adolescentes dos 4 aos 14 anos


Em sua síntese, traz o aprendizado através de aulas que incluem três pilares, a educação, disciplina e prevenção de acidentes. Atuam na parte de postura e comportamento, buscando através de hierarquia exemplos. “Abordar situações que os alunos podem se deparar no dia a dia como racismo, bullyng, cuidados na Internet, o respeito pelo sexo feminino, já que o bombeiro não tem sexo. Na parte de prevenções repassamos as instruções com os mesmos materiais que usam na formação de bombeiro civil profissional. Também há aprendizado com os extintores, mangueiras, prevenção de acidentes de trânsito, prevenções com água, fogo, eletricidade, e altura onde trabalhamos muito os limites, além de primeiros socorros. As outras ações envolvem imobilização com maca e colar servical e aula em que capacitamos os alunos (dentro dos seus limites) a realizarem a manobra de Heimlich – técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução de corpo estranho. Além de aulas de telefones de emergência e urgência, RCP que é compressão torácica, a ‘massagem cardíaca’ quando alunos ajudam seus pais a realizarem esses procedimentos com irmãos menores. Temos instrução de nós e amarras, espaço confinado e outras, sempre com uso da prática em dinâmicas de acordo com a faixa etária”, enfatizou a bombeira civil.


O programa já passou por Santa Cruz do Sul. Há cerca de um ano, foram realizadas ações com as crianças no ginásio da Apae. “Somos uma empresa de iniciativa privada de bombeiros civis. Ainda não tivemos a oportunidade de um contato junto à corporação militar. A propósito, somos todos bombeiros, temos maior admiração e respeito pela entidade da corporação militar. Quem sabe em breve não há uma aproximação, afinal de contas todos lutamos pelo mesmo senso comum”, destacou.


O Bombeiro Legal surgiu de uma necessidade verificada junto aos cursos de bombeiros civis, no qual os mesmos entendiam que os seus filhos, crianças e pré-adolescentes, eram carentes de instruções de prevenções. “Nosso propósito é ajudar tanto na formação e desenvolvimento dos alunos quanto na área comportamental e na área de prevenções de acidentes, de maneira prática e assertiva, de acordo com a capacidade de cada aluno”, frisou.
Segundo a gestora, a importância de realizar este trabalho vai além do envolvimento com as crianças, também busca englobar as famílias. “Todos ganham, por exemplo, a hierarquia adotada no projeto tem reflexos na família. Faz com que os alunos tenham postura junto a situações como bullying, racismo e, sem dúvida, a questão de pelo menos focar nos dez tópicos de prevenção que treinamos. Isso faz com que tenham mais responsabilidades e desenvolvimento pessoal e em grupo, expandindo as questões para a sociedade em que vivem”, finalizou.


Para se inscrever, fique atento à seleção através de cadastros no site www.bombeirolegal.com.br. Nesse link há uma ampla explicação do projeto, a afim de dirimir dúvidas dos pais e ou responsáveis. Os valores são repassados mediante as inscrições. A autorização e validade de cursos seguem as normas da lei nº 9394/96, o Decreto nº 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Mais informações no Instagram @bombeirolegalcivilrsul e pelo e-mail: [email protected].