Início Geral Bombeiros fazem blitz educativa

Bombeiros fazem blitz educativa

Everson Boeck
[email protected]

A terceira blitz educativa realizada este ano pelo Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul já abordou cerca de 500 veículos. A última, que atendeu cerca de 200 condutores, aconteceu na sexta-feira, 27 de setembro, na Rua Tenente Coronel Brito, em frente ao quartel dos Bombeiros, e na segunda-feira, 30 de setembro, na Rua Marechal Deodoro.O foco da iniciativa é dar instruções quanto ao uso do extintor veicular entre outras orientações sobre prevenção de sinistros.
Segundo o tenente Dimas Alécio Gottardo, comandante da Seção de Combate a Incêndio do 6º Comando Regional dos Bombeiros, a blitz educativa faz parte de uma série de ações preventivas que estão sendo feitas na cidade. “Já realizamos três iniciativas iguais a esta este ano, mas, também, temos outras ações. Estamos visitando alguns bairros e informando as famílias sobrecuidados domésticos para evitar incêndios, como mangueiras de botijões a gás, por exemplo. Distribuímos folders sobre vários tipos de cuidados, realizamos palestras em escolas, entre outros”, ressalta.
De acordo com Gottardo, diversos problemas foram encontrados na blitz. “Desde o início do ano estamos realizando atividades educativas como esta. Na blitz pudemos perceber que muitos motoristas não sabem nem onde o extintor fica localizado no veículo. Em outros casos, extintores vencidos, problemas de ferrugem, medidor de pressão com defeito ou, ainda, condutores que não sabem como manusear o produto”, explica.
Os carros que já foram abordados pela blitz educativa começarão a receber um adesivo criado pelo Corpo de Bombeiros para ser fixado no pára-brisa dianteiro. “Dessa forma será possível identificar facilmente o veículo que já foi abordado pela blitz”, observa.

Rolf Steinhaus

O foco da iniciativa é dar instruções quanto ao uso do extintor veicular