Início Geral Brasil Original: o artesanato em destaque na Capital gaúcha

Brasil Original: o artesanato em destaque na Capital gaúcha

Divulgação/Internet

12 mil peças serão atração no BarraShoppingSul em Porto Alegre

Entre os dias 15 de junho e 13 de julho, produtos elaborados por 200 artesãos de sete estados brasileiros serão atrações para os clientes e visitantes do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. No estande do projeto Brasil Original, iniciativa do SEBRAE, na Praça Central do shopping, estarão sendo apresentadas mais de 12 mil peças que retratam o artesanato sofisticado, de alta qualidade e com design diferenciado produzido no País.
No local, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h, além da aquisição dos produtos, pode ser apreciada a cultura de cada região do Brasil, inserida nos trabalhos desenvolvidos pelos artesãos. No Rio Grande do Sul, o Brasil Original é composto por 18 grupos que foram capacitados em gestão, inovação, tecnologia e acesso a mercados pelo SEBRAE/RS.
Com qualidade, grande identidade local e cultural estão presentes no estande do Brasil Original no BarraShoppingSul os grupos gaúchos Redeiras, Bichos do Mar de Dentro e Ladrilã, da Costa Doce; Favos do Sul e Lã Pura, do Pampa Gaúcho; Abelhas Arteiras e Arte na Fonte, do Litoral Norte Gaúcho; Artesanato Missões e Pespontando Passos, da região das Missões; Ametista do Sul e Vale das Cuias, da região das Águas e Pedras; Araucária, Matizes de Gramado e Imigrantes Della Montagna, da Serra Gaúcha; Canoa e Capão de Nós, da Grande Porto Alegre; Associação Maria José e Associação Arte na Terra do Zôo, da Coleção Souvenir. Além dos artesãos gaúchos, o estande do Brasil Original contará com trabalhos produzidos por artistas de Santa Catarina, Paraná, Sergipe, Tocantins, Pernambuco e Minas Gerais.
A gestora do projeto Brasil Original no SEBRAE/RS, Vânia Fernandes, destaca que a iniciativa “não busca apenas a comercialização das peças, mas, também, promover a cultura brasileira por meio de um artesanato de alto valor agregado que é produzido pelos nossos artesãos em todas as regiões”.
Uma das novidades do projeto foi o sistema de curadoria formado por representantes do SEBRAE, designers, decoradores, entre outros profissionais. Eles escolheram as peças comercializadas em showrooms, seguindo critérios estabelecidos em um manual que foi elaborado pela instituição para ser utilizado nacionalmente. “Esse projeto representa um novo patamar, uma requalificação do artesanato, expondo a qualidade com design e contemporaneidade. No BarraShoppingSul estarão expostos produtos com alma, que expressam nossa identidade cultural e territorial, refletindo a diversidade de estilos do país”, pontua Vânia.