Início Colher de Pau Camarão ao forno

Camarão ao forno

Alayde Guimarães Motta
[email protected]

Como na Sexta-feira Santa não podemos ou não devemos comer carne, seja por razões essencialmente religiosas ou por hábito familiar, lembrei-me de um Camarão ao Forno que eu fazia há muito tempo atrás. Não dá muito trabalho e fica, realmente, delicioso!

CAMARÃO AO FORNO

INGREDIENTES
4 colheres (sopa) de óleo
3 dentes de alho amassados
2 cebolas médias cortadas em cubinhos
3 tomates sem pele cortados em cubinhos
½ kg de camarão limpo
1 envelope de sopa creme de camarão (caso não encontre pode ser de cogumelo, aspargo, palmito ou cebola)
½ l. de água fervente
sal e pimenta a gosto
250 g de queijo cremoso

MODO DE PREPARO
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto. Aqueça o óleo numa panela e frite os camarões. Depois de frito, retire da panela e reserve. Frite a cebola e o alho, no mesmo óleo do camarão, até murcharem.  Acrescente os tomates e cozinhe até que os mesmos estejam macios. Dissolva o conteúdo da sopa creme à água fervente, mexendo bem. Acrescente ao refogado a sopa creme dissolvida, cozinhe um pouco mais, para que o refogado fique um pouco grosso. Por fim, ao desligar o fogo, acrescente os camarões fritos. Espalhe metade do queijo cremoso no fundo de uma fôrma refratária, despeje o camarão refogado e cubra com o restante do queijo. Leve ao forno quente, por cerca de 10 minutos. Sirva bem quente.

DICA DA SEMANA

 

Para retirar o gosto forte de maresia que normalmente acompanha o camarão, escalde-os em água fervente por 1 minuto. Após esse processo, coloque-os em água gelada, com pedras de gelo, para que pare o processo de cozimento. Evite cozinhar os camarões por mais do que uns 5 minutos.