Início Geral Caminho perfeito para o turismo

Caminho perfeito para o turismo

Café Colonial Reichert é o atrativo gastronômico do roteiro

 

Um dos embriões do projeto Verde É Vida, desenvolvido pela Afubra, vai apresentar seu case de turismo rural durante o Seminário de Turismo Rural, promovido pela Aturvarp, no dia 22 de março de 2016, durante a Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS). Trata-se do Roteiro Caminhos da Forqueta, que há cerca de dois anos recebe visitantes em seus mais variados atrativos em Arroio do Meio, no Vale do Taquari.
Segundo o presidente da Associação Caminhos da Forqueta, Paulo Reichert, a procura dos turistas aos atrativos tem sido muito grande. O projeto de implantação do roteiro iniciou em 2011 a partir da atuação do projeto Verde É Vida, junto à escola Arlindo Back, na comunidade de Forqueta, quando houve o despertar dos agricultores da localidade para o turismo.

A partir disso, as famílias passaram por capacitações junto ao programa de turismo rural do Senar, nas áreas da identificação e seleção de oportunidades de negócio, planejamento e implantação de pousadas e restaurantes rurais, acolhida no meio rural, roteiros, trilhas e caminhadas ecológicas, implantação de pontos de venda de produtos agroalimentares típicos e de artesanato e segredos da boa culinária rural.

Também foram realizadas visitas técnicas em outras regiões, como, por exemplo, Ubirici (SC), Jundiaí (SP), Dois Irmãos e Caxias do Sul no RS, para que conhecessem outras realidades. Atualmente, o Sebrae e o Senar, através do programa Juntos para Competir, estão prestando consultoria nas áreas jurídica e de marketing para qualificar ainda mais os empreendedores.

O lançamento do roteiro ocorreu em novembro de 2013, sendo que atualmente colhe os resultados iniciais pelo desenvolvimento dos seus atrativos. Entre outros, os turistas encontram atrações como o Camping do Erineu, Café Colonial Reichert, Agroecologia Ferrari/Sistema Colhe-Pague, Alambique Maders, Apiário Gisch, Trilha de Pedra e Agroecologia Helena, Sítio Leite Verde, Relógio de Chás junto à Escola Arlindo Back, Alambique Maders, além das belas igrejas da comunidade e do artesanato.

Aposta
A Agroecologia Ferrari é um dos empreendimentos que integra o Caminhos da Forqueta. Ela iniciou suas atividades 2003, já tendo mercado para comercialização dos produtos, em supermercados e feiras do produtor. Em 2013, como parte do roteiro, passou a se diferenciar com a oferta do serviço de horta no conceito “colhe e pague” aos visitantes. Assim, direcionou o mercado para a venda direta na propriedade e segundo a proprietária Márcia Ferrari, as pessoas adoram a ideia de colher os produtos diretos da horta.
Outro empreendimento que surgiu a partir da implantação do roteiro foi o Café Colonial Reichert. Nele os turistas podem se deliciar com as guloseimas da gastronomia típica alemã e sentir um pouco do gostinho das iguarias do Vale do Taquari. 

 

Agroecologia Ferrari é um dos empreendimentos que integra o Caminhos da Forqueta

Seminário
Esta será a 9ª edição do Seminário de Turismo Rural, promovido pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), em conjunto com a Emater/RS e Afubra, durante a Expoagro Afubra. Segundo o presidente da entidade, Carlos Corrêa da Rosa, o objetivo é o de discutir alternativas para os agricultores familiares na área de turismo. “Estamos trazendo o pessoal do roteiro Caminhos da Forqueta, de Arroio do Meio, justamente para nos dar este depoimento de ações implementadas para a atração de turistas e a caminhada que vem tendo enquanto grupo de famílias”, observou.

 

Café Colonial Reichert é o atrativo gastronômico do roteiro

 

 

 

Jacson Miguel Stülp/Case Marketing