Início Geral Campanhas de Páscoa buscam doações para alegrar as crianças

Campanhas de Páscoa buscam doações para alegrar as crianças

Foto: Divulgação/RJ
Entidades levam a alegria da data com a distribuição de chocolates para as crianças

Ana Souza
[email protected]

As crianças, por natureza, já adoram doces e a época da Páscoa se torna perfeita para elas, que esperam com ansiedade a visita do Coelhinho. Muitas famílias não têm condições de adquirir as guloseimas para presentear os pequenos e é neste momento que entra em ação o lado solidário de cada um.
Através de campanhas, as entidades se mobilizam para tornar a data ainda mais significativa. Em Santa Cruz do Sul, diversas entidades realizam arrecadações para levar os doces aos bairros do município. O Riovale Jornal apresenta algumas ações que acontecerão ao longo dos próximos dias e que marcarão a Páscoa em 17 de abril.

PREFEITURA

A Prefeitura Municipal organizou um calendário de visitas do Coelhinho, que levará os doces para as crianças em diversos pontos da cidade e interior. A “Páscoa Solidária” iniciará as entregas na terça-feira, 12, às 11 horas, no Abrigo Feminino; 12 horas, no Abrigo Masculino; 14 horas, no Centro-Dia; e às 15 horas no Residencial Inclusivo II. Na manhã de quarta-feira, 13, o projeto passará, às 9 horas, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Viver Bem; 9h30, no SCFV Nazaré; 10 horas, SCFV Centro Social Urbano; 10h30, SCFV Margarida; e, às 11 horas, Cozinha da Margarida. Ainda na quarta, às 14 horas será a vez do SCFV Bom Jesus; 14h30, SCFV Schultz; 15 horas, SCFV Santuário; 15h30, Aliança; e 16 horas, Esmeralda.


Na quinta-feira, 14, as entregas são, às 9h30, no SCFV Beckenkamp; 10 horas, SCFV Cras Beatriz; 10h30, Cozinha Comunitária Santa Vitória; e às 11 horas, Cozinha Imigrantes. As visitas do Coelhinho encerram com a programação no interior, passando às 12 horas por Monte Alverne. “Levaremos a alegria da Páscoa com a visita do Coelhinho para inúmeras crianças. A alegria delas é contagiante quando recebem os chocolates. A prefeita Helena Hermany estará presente durante a entrega”, informou a diretora de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Priscila Froemming.

TEMPLO DE UMBANDA

A tradição da Páscoa para os mais carentes movimenta os integrantes do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, do Jardim Esmeralda. Há vários anos, a entidade religiosa realiza campanhas de arrecadação. Este ano a entrega ocorrerá no dia 16, sábado, às 15 horas, nos bairros de Santa Cruz. “Esta época representa o procriar, multiplicar, dividir, compartilhar com aqueles que menos têm. A Páscoa é símbolo da partilha, da busca espiritual, de poder ajudar e multiplicar esta ação”, ensina Pai Antônio d’Ogum, babalorixá do Templo.


Ele entende que é uma época ideal para a união de ações. “Estamos todos juntos nesta corrida do bem, da paz e do crescimento espiritual, que se dá quando todas as religiões estão voltadas somente por um só criador, aquele que sofreu e padeceu e que nos dá esperança de poder ter um dia melhor, nos coloca de lado a lado a razão da fé. A Páscoa é uma forma de multiplicar a paz e o conhecimento. Será o reacender a luz dentro de cada um de nós”, frisou Pai Antônio.

APAE

A solidariedade também fará parte da ação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Cruz do Sul (Apae), entidade que atua nas áreas da assistência social, educação e saúde. Com a chegada da Páscoa, ela organiza os ninhos que serão doados aos atendidos. Para preparar a “Páscoa Especial da Apae” são arrecadados bombons, que poderão ser entregues até esta sexta-feira, 8, na sede na Rua Félix Hoppe, 51, ou fazer contato pelo telefone (51) 3711-3098 e no Facebook e Instagram @apaesantacruzdosul.


“A maior parte das famílias é de classes sociais mais baixas e que, neste momento, com o valor de compra mais alto, não conseguem adquirir os produtos para a Páscoa. A doação destes chocolates visa suprir o acolhimento emocional destas famílias, para que elas tenham o mínimo de carinho e mostrar que a Páscoa existe”, enfatiza a presidente da Apae, Maribel de Souza Dockhorn.

FORMIGUINHAS

A “Páscoa Abraçando a Infância” das Formiguinhas Solidárias também está engajada nas ações da data. As integrantes estão arrecadando doações para serem entregues às crianças do Bairro Margarida. Para participar é bem fácil. Conhece alguma “Formiguinha”? Então chama ela in-box e encaminhe a doação de balas, pirulitos, bombons, chocolates e guloseimas. Também é possível deixar os doces na loja Divas Plus, na Rua Venâncio Aires, 887, Centro, e na Beth Noivas, na Rua Jornalista Roni Forster, 51, Bairro Schulz.


“Não há nada que nos traga mais ternura e que nos desperte mais o desejo de agradar as crianças do que uma data especial. E a Páscoa tá chegando, gente. Nós, as Formiguinhas, já estamos com a mão na massa, ou melhor, nos chocolates, para proporcionar que as crianças tenham um olhar doce sobre essa comemoração. É renovação, novas chances, escolhas melhores, tudo renascendo dentro da gente. E é com esse sentimento de mudanças que queremos a tua ajuda”, frisam as integrantes do Formiguinhas.

GRUPO DO BEM

Com a campanha “Juntos Vamos Espalhar Sorrisos”, o Grupo do Bem arrecada até esta quinta-feira, 7, doações de chocolates, balas, pirulitos, refrigerante e ingredientes para preparar cachorros-quentes. As doações podem ser entregues no Supermercado Miller, Farmácia Associadas Nova, Di Capri e Mercado das Flores na Avenida Independência.


“Neste ano, nossa meta é de 500 kits. Iremos atender o Bairro Rauber, onde são em torno de 250 crianças, e o Beckenkamp, com 160 crianças, e também a Vilinha do Nenéu. Iremos servir cachorro-quente com refrigerante e entregar um kit com ovinhos, bombons, balas, pirulitos e outras gostosuras. Queremos fazer essa Páscoa mais doce e alegre para várias crianças. Período de renovação, carinho e doação. Páscoa é mais um lindo momento para fazer o bem e compartilhar esperança”, destaca Luciana Antonia Tremea, coordenadora do Grupo do Bem.

DE MÃOS DADAS

O Grupo de Mãos Dadas com a Sargento Marciele iniciou na terça-feira, 5, a campanha de Páscoa. As doações podem ser entregues de segunda a sábado na loja Cia. do Chimarrão (anexo Big) e na Polícia Rodoviária Estadual (na RS-287) ou fazer contato pelo telefone (051) 99587-8082 com Carmen. “Até o dia 20 de abril, vamos receber chocolates, balas, pirulitos ou outras guloseimas que farão a alegria de crianças e adolescentes carentes de Santa Cruz e Cachoeira do Sul. Queremos levar a solidariedade nesta data tão especial”, ressalta a mãe de Marciele, Carmen Lucia Kappel.