Início Política Carlão: experiência a serviço da comunidade

Carlão: experiência a serviço da comunidade

Francisco Carlos Smidt, o Carlão (PSDB), foi reeleito para o sétimo mandato ao Legislativo

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Divulgação/RJ

Em uma Câmara de Vereadores renovada, com novas lideranças, um “veterano” da política local continuará exercendo o seu trabalho a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Aos 67 anos, Francisco Carlos Smidt, o Carlão (PSDB), se reelegeu no último dia 15 como o quarto vereador mais votado, com 1.723 votos para exercer o sétimo mandato, nos próximos quatro anos e se tornar o vereador mais experiente entre os 17 eleitos que irão compor uma cadeira no Legislativo santa-cruzense.


Natural de Santa Cruz, Carlão vem de família humilde e desde jovem procurou estudar e trabalhar para auxiliar no sustento de seus familiares. Prestou serviço militar, onde se formou como primeiro sargento e serviu em Campinas/SP por três anos e na Amazônia por dois anos. Ao voltar para Santa Cruz, se reformou como militar da reserva. Além da carreira militar, Carlão possui um curso técnico em contabilidade e quatro formações em ensino superior pela Unisc, sendo três diplomas nas áreas de Estudos Sociais, Direito e História e uma Pós-Graduação em História Regional.


Na vida pública, Carlão iniciou como presidente do Flamengo, do Arroio Grande. O bom trabalho à frente da agremiação esportiva lhe rendeu o convite para concorrer a vereador pela primeira vez nas eleições de 92, sendo eleito para o primeiro mandato com 930 votos, eleição que acabou sendo uma grata surpresa para ele. Em 94, assumiu como presidente da Câmara pela primeira vez e em 96 foi reeleito como vereador mais votado. No ano de 2001, Carlão foi convidado a atuar como secretário Municipal de Saúde no governo do ex-prefeito Sérgio Moraes, cargo que ocupou por quatro anos. “Foi uma experiência inesquecível a qual eu agradeço ao ex-prefeito Sérgio e servidores da saúde na época, sendo um quadro funcional de qualidade excepcional como seres humanos”, destaca. Em 2004, Carlão concorreu a prefeito pela primeira vez, mas não se elegeu por diferença de pouco mais de mil votos a favor de José Alberto Wenzel, vencedor daquele pleito.


Questionado sobre o interesse em se reeleger novamente como vereador, Carlão destaca que tinha a intenção de concorrer a prefeito, mas que devido a uma decisão do diretório do partido em formar coligação, acabou optando em seguir como vereador. Sobre a reeleição ao Legislativo, ele destaca a sua gratidão com a votação recebida. “Foi uma excelente votação, que nos orgulha e nos motiva a trabalhar cada vez mais. Só tenho a agradecer a todos que confiaram o seu voto em mim para que eu pudesse seguir trabalhando pela comunidade”, frisou.


Sobre o fato de ser o vereador mais experiente e uma referência aos mais jovens, ele destaca que possui a mesma responsabilidade, mas que sente orgulho em poder ser referência para os mais novos. Sobre a renovação do Legislativo eleito nas urnas, Carlão frisa que vê a mudança como positiva. “Os que chegam são pessoas qualificadas e que vão procurar contribuir de forma significativa com o Município”, salienta o vereador reeleito.


Com a experiência e o respeito adquirido em 28 anos de vida pública, onde aprovou vários projetos de sua autoria, que viraram leis municipais como o de colocar no currículo escolar municipal a prevenção às drogas e a educação no trânsito, a proibição da exploração de estacionamento por flanelinhas ou o que obriga novos loteamentos a terem ruas pavimentadas, Carlão destaca que continuará pautando o seu trabalho com verdade e sinceridade com o cidadão. Ele salienta ainda que sempre irá aprovar e incentivar bons projetos a favor da comunidade e continuará apontando aquilo que achar não ser o correto.

O vereador frisa ainda que seus principais objetivos no próximo mandato serão de buscar melhorias nas áreas de saneamento básico, saúde e uma maior atenção aos bairros com a pavimentação de ruas. Ao finalizar, Carlão destaca que a função do vereador é de legislar, fiscalizar e auxiliar o Executivo, sendo importante ter conhecimento da legislação para elaborar projetos de lei que auxiliem a comunidade. “Tem a possibilidade de se realizar projetos de lei com sugestões da comunidade e tem como o vereador fazer indicações ao prefeito para fazer determinada demanda em uma rua ou bairro. É função do vereador também auxiliar o Executivo visando o bem comum de todos”, finalizou.