Início Geral Casas mais seguras para o inverno

Casas mais seguras para o inverno

Divulgação/RJ

Uso de lareiras,m aquecedores e fogões a lenha são os principais causadores de incêndios

Luana Ciecelski
[email protected]

No sábado dia 31 de maio, em Linha Paredão, interior de Santa Cruz, por volta das 16 horas, Arlindo Rosh de 75 anos colocou mais uma tora de madeira dentro de seu fogão a lenha que estava acesso e saiu de casa. Aproximadamente uma hora depois, ao retornar viu que sua casa havia pegado fogo e estava completamente queimada.
Situações como essa acontecem durante todo o ano, principalmente nas residências onde o fogão a lenha é usado em todas as épocas, no entanto, com a chegada do inverno e o aumento do uso também de aquecedores e lareiras para aquecer a casa, cenas como essa tendem a se repetir.
De acordo com o Comandante da Seção de Combate a Incêndio do Bombeiros de Santa Cruz do Sul, Tenente Dimas Gottardo, só em 2014, entre os meses de janeiro e abril, foram 34 incêndios em residências, causados por curto circuitos, sobrecargas de energia, ferros elétricos e fogões a lenha. Já em 2013, entre os meses de maio e agosto, os mais frios, foram cerca de 22 incêndios registrados em residências, o que corresponde a cerca de um terço das 70 incidências anuais em apenas 4 meses. O ano todo teve cerca de 70 sinistros registrados em Santa Cruz do Sul.
    Segundo o Tenente Gottardo, as causas são em geral, são os descuidos. O costume de secar roupas em frente às lareiras ou em suportes em cima dos fogões a lenha, o hábito de pendurar panos de prato nas bordas dos fogões ou na tampa dos fogões a gás, e até mesmo o uso de aquecedores por longos períodos de tempo são alguns dos principais causadores de incêndios, em especial no inverno. 

Luana Ciecelski

Tenente Gottardo: “Jamais deve-se colocar tecidos, roupas, toalhas ou panos de prato próximo à fontes de calor”.

Algumas atitudes básicas, que devem ser observadas na rotina da casa podem  prevenir que situações como a que ocorreu com Arlindo ocorram, o Corpo de Bombeiros destaca as seguintes:

– Jamais colocar tecidos, roupas, toalhas ou panos de prato próximo à fontes de calor. As brasas podem saltar, e em poucos instantes um incêndio começar.
– Sempre apagar o fogo de lareiras e fogões a gás antes de dormir. Despejar um pouco de água nas brasas para apaga-las é fundamental, pois além de saltar, elas sempre podem reacender, pegar em algum material inflamável e iniciar um incêndio.
– Nunca deixar aquecedores próximos às camas, principalmente em dormitórios de crianças. Se uma coberta, fralda ou roupa cair em cima, ou mesmo próximo ao aquecedor, é uma questão de minutos para que este superaqueça e pegue fogo.
– Evite deixar fogões a lenha com a tampa aberta quando não estiver usando. Além de evitar queimaduras, principalmente em crianças, evita também que objetos ou tecido caiam na chapa quente e iniciem um incêndio.

Vale lembrar

– Uso excessivo de benjamins (os conhecidos “tes”), bem como fiação antiga ou incompatível com a carga exigida pelos equipamentos elétricos da residência podem causar curtos circuitos que em muitos casos geram incêndios.
– Aquecedores e ar-condicionados servem para aquecer e resfriar os ambientes e nunca devem ser usados por longos períodos de tempo ou quando não houver ninguém em casa, pois eles podem causar sobrecargas e incêndios.
– Válvulas de gás devem ser desligadas sempre que o fogão a gás não estiver sendo usado e as mangueiras de gás devem estar sempre dentro da validade, pois terminado do prazo estipulado, elas iniciam o processo de ressecamento e vazam o gás dos botijões, podendo também causar incêndios.
– Outros equipamentos como secadoras de roupas, por exemplo, nunca devem ser deixados em funcionamento sem alguém os observando. Equipamentos como esses facilmente sobrecarregam e iniciam incêndios.