Início Geral Cavalo de Lata passeia pelo Parque da Oktoberfest

Cavalo de Lata passeia pelo Parque da Oktoberfest

Suilan Conrado
[email protected]

O Cavalo de Lata, protótipo que visa suavizar os problemas do trânsito e tornar a coleta de materiais recicláveis mais sustentável, esteve durante a tarde do sábado, 11, em demonstração no Parque da Oktoberfest.
Os visitantes que estiveram por lá, além de saber mais sobre os benefícios do cavalo de lata para a sociedade, puderam dirigir o modelo. Conforme Ana Paula Knak, parceira na criação do projeto com o engenheiro Jason Duani Vargas, a intenção de exibir o protótipo em espaços públicos, é justamente atrair a atenção das pessoas. “Queremos o envolvimento das pessoas  neste processo, que é  tão importante para o desenvolvimento”, sustenta.
De acordo com Ana, a pretensão é de que nos próximos dois fins de semana, o protótipo continue em exibição no Parque. “Depois, queremos fazer também das praças da cidade, nosso local de encontro”.
Em fase de testes, o Cavalo de Lata ainda não tem autorização para circular pelas ruas de Santa Cruz, restringindo-se a passeios em espaços públicos.

60 quilômetros de autonomia

O Cavalo de Lata é feito com aço carbono, pesa 180 quilos e tem capacidade para transportar 350 quilos. Atinge velocidade máxima de 20 quilômetros por hora, com freio a disco nas quatro rodas e suspensão a molas com amortecedor. O motor elétrico, movido por duas baterias, evita a necessidade de esforço físico, embora haja pedais para auxiliar na tração. A autonomia é de 60 quilômetros, enquanto o tempo de recarga está estimado entre seis a oito horas.

VANTAGENS

MAUS TRATOS – Não usa tração animal, não existem maus tratos.

TRÂNSITO
– Velocidade limitada, segurança, sinalização eficiente. Não existirá risco de acidentes com animais soltos nas vias públicas.

DOENÇAS – Não usa força animal, portanto não existirão fezes nas ruas, evitando assim, a  disseminação de doenças.

SOCIEDADE – Inclusão social, valorização e organização dos catadores de materiais recicláveis.

 

Rolf Steinhaus

Cavalo de Lata: exibição em locais públicos chama a atenção das pessoas, que podem dirigir o protótipo