Início Geral Cavalo de Lata representa Santa Cruz em São Paulo

Cavalo de Lata representa Santa Cruz em São Paulo

A quinta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade contará com 33 finalistas no total, dos quais três projetos selecionados pertencem à Região Sul do Brasil. Entre eles, estão o carrinho elétrico Cavalo de Lata, da cidade de Santa Cruz do Sul (RS); o Programa de Alimento Sustentável (PAS), de Florianópolis; e a reportagem “Terra Viva – A Relação do Homem com o Solo e um Retorno às Origens da Humanidade”, de Chapecó, ambos do Estado de Santa Catarina.
 
O primeiro trabalho selecionado, que seguirá para a etapa da premiação na categoria Empresa, foi o Cavalo de Lata, da empresa homônima, de Santa Cruz do Sul (RS). Trata-se de um carrinho elétrico cujo sistema está conectado a um kit de baterias de 48 volts, com autonomia de até 40 quilômetros. As peças utilizadas na montagem são de motocicletas, sucatas encontradas em oficinas. Com luzes de LED, e carregamento interno de pilhas, o Cavalo de Lata funciona de forma híbrida, no pedal ou a motor elétrico, e a velocidade máxima do protótipo pode chegar a 25 quilômetros por hora.

Cavalo de Lata ajuda a gerar renda para as famílias de catadores

De acordo com os desenvolvedores do sistema, o carrinho elétrico pode substituir animais puxadores de carroças com materiais para reciclagem e otimiza o trabalho em até dez vezes, gerando mais renda para as famílias que vivem da coleta.
 
Também selecionado na categoria Empresa, o Programa Alimento Sustentável (PAS), da desenvolvedora de aplicativos PariPassu, de Florianópolis (SC), está entre os finalistas. O sistema foi criado para rastrear produtos agrícolas, desde a plantação até a distribuição no comércio. Segundo a empresa, o sistema atende aos Princípios Fundamentais do Varejo Responsável, que compreendem: ética nos negócios, procedência dos produtos, logística, marketing e consumo consciente. A ferramenta, presente em 15 redes supermercadistas, além de envolver 85 lojas em Santa Catarina, utiliza sistemas de registro de dados e comunicação entre produtor, distribuidor, supermercado e consumidor.
 
O último finalista a representar a Região Sul é a reportagem “Terra Viva – A Relação do Homem com o Solo e um Retorno às Origens da Humanidade”. Com a autoria da jornalista Greici Audibert, segue na disputa entre as reportagens impressas, a matéria foi publicada pela Revista Flash VIP, de Chapecó (SC).
 
A reportagem mostra uma retrospectiva da importância da terra desde a origem dos primeiros seres vivos, passando pelas crenças de povos ancestrais até seu uso indiscriminado durante a Revolução Verde, além de trazer debates atuais sobre sustentabilidade e slow food, um movimento que promove a maior apreciação da comida, melhora a qualidade das refeições e incentiva uma produção que valorize o alimento, o produtor e o meio ambiente.
 
Próxima etapa

Os trabalhos que estão na fase final passarão, agora, pela avaliação conclusiva da comissão julgadora. Os projetos vencedores serão revelados durante cerimônia de premiação com a presença de profissionais do comércio e da indústria, empresários, estudantes, representantes de órgãos públicos, imprensa e especialistas do setor. O evento será realizado no dia 24 de novembro pelo Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP.
 
O prêmio

Promovido pelo Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com a coordenação técnica da Fundação Dom Cabral (FDC), o Prêmio FecomercioSP de Sustentabilidade visa estimular a prática da sustentabilidade por meio de projetos que agreguem valor a novos modelos de negócios, serviços e produtos.
 
Os trabalhos selecionados na premiação, que está em sua quinta edição, concorrerão em quatro categorias: Empresa (microempresa, pequena/média, grande empresa de comércio, serviços e turismo; entidades empresariais e indústrias); Órgão Público; Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação) e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo online).
 
O critério “inovação”, entre outros, foi fundamental para a escolha dos finalistas. Além disso, a relevância para o negócio e para as demais partes interessadas e o nível de atendimento de um ou mais itens que compõem os 16 Princípios do Varejo Responsável fizeram parte dos critérios avaliados, que foram construídos pela Fundação Dom Cabral.
 
Confira a lista dos projetos finalistas: http://goo.gl/1Nd3b6