
Fabrício Goulart
[email protected]
O Riovale Jornal, um dos mais tradicionais veículos de comunicação de Santa Cruz do Sul, completa 49 anos de história na próxima segunda-feira, dia 22. Fundado em 1976 por Cacildo Pagel, o periódico se consolida ao longo de quase cinco décadas como “o Jornal da Comunidade”. Em 1979, três anos após a sua fundação, o jornal passou a ser comandado por Adalberto Felippe Dreher. Em 1980, o filho, André Felipe Dreher, integrou-se à direção e, desde 1995, assumiu a função de forma independente e está à frente das atividades desde então.
O Riovale Jornal marcou a imprensa regional com diversas inovações. Foi o primeiro do Vale do Rio Pardo, por exemplo, a utilizar impressão em off-set. Além disso, em 1990, trouxe capa e contracapa coloridas, produzidas em gráfica própria. Já em 1994, tornou-se o primeiro jornal do interior gaúcho com diagramação feita em computador. Dois anos depois, novamente inovou ao ser o pioneiro a circular também às segundas-feiras. Atualmente com sede na Rua Osvaldo Cruz, 402, Bairro Higienópolis, o jornal circula às terças e sextas-feiras.
Era digital
Em época de grande efervescência da tecnologia e do forte papel das redes sociais no dia a dia da população, Dreher destaca que o jornal impresso não perdeu a sua força. “Ele passou ileso diante das fake news e isso fortaleceu ainda mais o trabalho do jornalista ou dos grupos que trabalham com o impresso”, pondera.
O diretor cita o caso da Suécia, que desistiu da educação 100% digital e retomou o livro impresso nas aulas – situação que se verifica em alguns lugares da Austrália, embora sem medidda oficial que obrigue essa prática. “Mandaram os alunos para as bibliotecas pesquisar em periódicos”, conta. Isso ocorreu devido à constatação de danos e problemas na formação dos estudantes.
Imparcialidade
Dreher destaca o trabalho sério realizado no Riovale Jornal, de persistência e de apostar em um jornalismo ético. “Nessas cinco décadas, não temos nenhum processo por calúnia ou difamação”, comemora. Além disso, cita dois trabalhos realizados para pesquisas de mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS): “Foram feitas pesquisas e comparações, e chegaram à conclusão de que o Riovale Jornal é imparcial”.
Santa Cruz em Números
A revista Santa Cruz em Números foi criada em 2004 e é publicada anualmente pelo Riovale, consolidando-se como uma carta de apresentação do município. É uma referência para empresários, investidores, pesquisadores, governantes e estudantes. Ela define um cenário geral do município por meio de dados oficiais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2024, chegou à sua 20ª edição, fazendo um recorte informativo sobre diversos setores da cidade. A premissa é a de que conhecer os próprios números é tão importante quanto prestar um bom serviço, e de que o embasamento estatístico é uma das fórmulas para a geração de conhecimento e desenvolvimento da cidade.
Agradecimentos
André Dreher aproveita a oportunidade para fazer alguns agradecimentos: “Ao falecido fundador Cacildo Pagel; ao meu falecido pai Adalberto Felippe Dreher, minha mãe Elia, meus irmãos Mery, Pedro e Viviane, que sempre me apoiam, mesmo à distância; minha esposa Beti e meus filhos Daniel e Andrea, que estão sempre ao meu lado e da empresa; aos nossos fiéis leitores e assinantes; aos anunciantes e apoiadores; à nossa valorosa equipe de funcionários e colaboradores”.














