Início Esportes Cem medalhas em dez anos

Cem medalhas em dez anos

Diego Dettenborn – [email protected]

O santa-cruzense Eduardo Treglia, Engenheiro Civil, 68 anos, 53 deles dedicados ao esporte, não mede esforços para estar entre os melhores do mundo em 2013 na sua categoria. Ao todo, desde 2000, ano em que ingressou e ajudou a fundar a escola de atletismo da Unisc, foram 102 medalhas conquistadas em disputas estaduais, nacionais e internacionais. Arremesso de dardo, 200m rasos, salto em altura e distância, 100m com barreira e 100m rasos, estas duas últimas modalidades suas especialidades, são as provas praticadas pelo esportista.
O velocista, nascido no Uruguai, começou a desenhar sua paixão pelo esporte ainda no ano de 1958. Naquela época aluno naval, Eduardo realizou testes para ingressar na Marinha Uruguaia. Com 15 anos, tênis e bermuda e utilizando como piso o asfalto, o velocista, que na ocasião era o mais novo da turma, cravou 10.75s nos 100m rasos, o que causou espanto nos demais. “O treinador que estava cronometrando a prova pediu para eu correr de novo, pois achava que não tinha marcado certo. Fiz novamente, e o tempo se confirmou”, conta Eduardo.
De lá para cá o atleta participou de centenas de provas. Ainda em 1966, ele foi vice-campeão sul-americano em Santiago, campeão em 67 e vice novamente em 68, ambas as provas disputadas na modalidade 100m rasos. Com passagem pelo Rio de Janeiro (1969) e Porto Alegre (1973), Eduardo veio para Santa Cruz em 1992.
O atleta que faz parte da equipe de atletismo da Unisc há onze anos costuma treinar cinco dias por semana, sem interrupção, de segunda a sexta-feira. Segundo ele, se por algum motivo não for possível treinar durante a semana, o treinamento é realizado no domingo. “Não tenho data, com sol ou chuva preciso treinar. A bolsa está sempre no carro, pronta. Eu preciso obter os resultados.”

Rotina de campeão
Apaixonado pelo esporte, o multicampeão também praticou karatê durante alguns anos e hoje em dia mantém uma rotina exemplar para qualquer atleta. Cuidados com a alimentação, treinos físicos e técnicos, corridas e musculação para o fortalecimento fazem parte da grade semanal do atleta que visa participar do Mundial Master que acontecerá em Porto Alegre em 2013. Para tanto Eduardo terá um ano repleto de desafios em 2012, ao todo serão 10 provas realizadas que servirão de porta de acesso para a disputa do mundial.
Eduardo chama a atenção para a disputa da 4ª edição dos Jogos do Mercosul que acontecerá em Assunção no mês de abril, e também para o Campeonato Brasileiro do próximo ano. Ele ainda conclui, “Pretendo não parar, vou até quando Deus permitir. Gosto do que faço, acho que não conseguiria viver mais sem essa rotina”.

Diego Dettenborn

Eduardo Treglia com uma das medalhas conquistadas no segundo semestre de 2011