Início Esportes Centro Cultural 25 de Julho retoma atividades

Centro Cultural 25 de Julho retoma atividades

Eduardo Schuster formatou o torneio que inicia nesta terça. Foto: Josiléri Linke Cidade/Arquivo

Um dos clubes ligados a Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport – FGDE retoma as atividades. O Centro Cultural 25 de Julho, de Santa Cruz do Sul, realiza a partir desta terça-feira, 20, um torneio solo com a participação de mais de 30 atletas. Com a redução dos casos de Covid-19, que impediram os treinos desde março, os jogadores voltaram às quadras na última semana para os primeiros arremessos depois de oito meses.
 
Conforme o organizador do torneio, atleta e Educador Físico Eduardo Schuster, os jogos serão realizados no modelo das competições de equipe, porém com um atleta jogando contra outro, sendo que cada um fará três arremessos de stocks diferentes em cada passada. Ao todo, serão seis passadas, como acontece normalmente nos jogos de equipe.
 
“A intenção é voltar com os jogos e trazer os sócios de volta para os clubes. Estamos mobilizando o 25 de julho neste momento, que é o nosso clube, mas queremos servir de exemplo para as demais entidades da federação”, salienta Schuster. As competições serão realizadas a partir das 19 horas, com arremessos de treinamento, e às 19h30 iniciam as partidas, nesta semana entre terça e quinta-feira e na próxima semana entre terça e sexta-feira.
 
No masculino, a fase de grupos terá turno e returno, todos contra todos dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase mata-mata e os outros dois atletas do grupo vão para a repescagem, onde serão formados dois grupos de cinco atletas, todos contra todos, em turno único, classificando os três primeiros de cada grupos para a fase mata-mata.
 
No feminino, a fase de grupos também será todos contra todos, em turno único, dentro dos respectivos grupos. As seis primeiras colocadas de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata, as duas primeiras de cada grupo vão direto para as quartas de final e as demais para a fase oitavas de final.
 
Para o presidente da FGDE, Sérgio Böhm, este é um estímulo importante para o esporte. “O eisstock acompanhou toda a situação da pandemia. Em março, quando retornamos do Mundial na Alemanha, ficamos em quarentena até a certeza de que nenhuma atleta havia contraído a doença. Com a liberação das modalidades esportivas, nos adequamos para poder voltar a jogar com todos os cuidados necessários dentro dos protocolos de prevenção”, afirma o dirigente.
 
No formato em que foi criada a competição obedecerá ao distanciamento previsto nos decretos, já que envolverá apenas um clube e dois atletas por pista, totalizando oito atletas nas canchas, com a utilização individual dos equipamentos e materiais de jogo, uso de álcool em gel e sem a presença de público. O uso de máscaras será dispensado para evitar quadro de hipóxia (falta de oxigênio) nos atletas.