Início Geral Cerca de 57 mil saem do sedentarismo

Cerca de 57 mil saem do sedentarismo

Jéssica Ferreira
[email protected]

Nem mesmo a chuva foi capaz de espantar o ânimo no combate ao sedentarismo. O Dia do Desafio promovido pelo Sistema Fercomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras, marcou presença nos 497 municípios gaúchos nesta última quarta-feira, 27. Em Santa Cruz do Sul, o dia foi de movimentos e atividades físicas tanto no ginásio do Sesc do município como em alguns pontos da cidade, como escolas, lojas e hospital. O Dia do Desafio mobilizou cerca de 57 mil pessoas no município, número equivalente a 47% da população. Além de mobilizar atividades físicas, o Dia do Desafio promovia um confronto saudável entre cidades no Brasil e no mundo. Santa Cruz do Sul venceu a cidade de Coban (Guatemala) no confronto, com resultados de 47,01% X 0,60%. 
Segundo Roberta Pereira, gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) no município a adesão dos santa-cruzenses participantes nas atividades foi positiva. “Nós do Sesc estamos muito felizes e com a sensação de dever cumprido, pois concluímos com sucesso mais um Dia do Desafio. A chuva atrapalhou muito pouco, algumas atividades, pois a maioria do que estava previsto acabou acontecendo em lugares fechados. Tivemos uma ótima participação em Santa Cruz do Sul e nas cidades da região. Mas o mais importante é o objetivo do evento: criar hábitos saudáveis e manter a atividade física no nosso dia-a-dia, buscando mais bem-estar e qualidade de vida”, declarou.
O Rio Grande do Sul teve novamente recorde de adesão, com 100% dos municípios realizando atividades. As atividades iniciaram à 0h01 e se estenderam até o início da noite, contando com corridas, caminhadas, aulas de ginástica, dança, futebol, etc. A Unidade Sesc Santa Cruz do Sul também tem em sua abrangência os municípios de Herveiras, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz.

Divulgação/RJ

Dia do Desafio mobilizou 47% da população em Santa Cruz do Sul

 

Veja os resultados:

SANTA CRUZ DO SUL 47,01% X 0,60% COBÁN (GUATEMALA)
SINIMBU 47,94% X 50,57% QUITERIANOPOLES (BRASIL – CEARÁ)
HERVEIRAS 47,36% X 15,55% EL CHAPARRO (VENEZUELA)
VALE DO SOL 22,18% X 32,55% MACATUBA (BRASIL – SÃO PAULO)
VERA CRUZ 40,87% X 28,65% PACHO (COLOMBIA)
RIO PARDO 45% X 0% SAN JUAN OSTUNCALCO (GUATEMALA)

Judô, ginástica e outras atividades físicas

Dentre as atividades realizadas durante o Dia do Desafio, na parte da manhã foram exercitadas aulas de judô com alunos do Sesc, convidados e demais participantes, com história do judô, exercícios e movimentos. Além disso, atividades como Nilcon para o grupo da Maturidade Ativa do Sesc. Segundo dona Iria Arend Gewehr, de 56 anos, sair do sedentarismo traz vida. “É muito importante principalmente para a saúde fazer algum exercício. A gente se diverte, fica longe de depressão, daquela rotina de ficar só em casa, sem contar nas melhorias de vida que traz para as pessoas”, conta. 
Durante o dia também esteve presente a Brigada Militar, realizando trabalhos de atividades esportivas. Conforme o soldado Jesus Machado, a equipe esteve presente justamente por já trabalhar com projetos de integração. “Estamos trabalhando com um projeto de intercâmbio nos bairros, com integrações a atividades para as crianças. E neste caso, de desafios, tirar no mínimo 15 minutos do nosso tempo para sair do sedentarismo e praticar atividades físicas é um grande passo dado pelas pessoas”, conta.
Outra atividade ocorrida durante o dia, foram alguns minutos de dança e alongamentos no Hospital Ana Nery, realizados por voluntários da Open Extreme. O professor de ritmo, Vinícius Marques, contou que é gratificante poder colaborar neste dia, motivando inúmeras pessoas a realizarem qualquer tipo de exercício. “Trabalhamos muito a parte de dança e o desafio foi maior ainda, pois mesmo em meio à chuva as pessoas não desistiram. E isso contribuiu muito para nós, além de ficar felizes colaborando e motivando as pessoas a realizarem algum tipo de exercício”, frisou.

Luana Ciecelski

Iria Arend Gewehr: “sair do sedentarismo traz vida”

Move Brasil

O Dia do Desafio é uma ação para o Move Brasil. O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade. O evento, que acontece em todo o continente americano, propõe um confronto amigável entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.