Início Geral Chegou a hora de curtir a folia

Chegou a hora de curtir a folia

Curtindo um Carnaval com saúde
Nos dias de folia, devido ao ritmo mais intenso, a atenção com o corpo deve ser redobrada

Alyne Motta – [email protected]

Enfim, a folia chegou. Os apaixonados por esta festa, que toma conta de todo país, devem se preparar para curtir o Carnaval da melhor forma.  Como nesses dias o ritmo torna-se mais intenso, o corpo acaba perdendo muito líquido, especialmente se o consumo de álcool for excessivo.
De acordo com a nutricionista da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), Taiane Dias Barreiro, é muito comum ocorrer a desidratação nesses dias, devido às altas temperaturas e o gasto calórico elevado. “É muito importante que as pessoas mantenham o corpo hidratado”, explica.

Divulgação

Água é fundamental para evitar a desidratação

 A nutricionista explica que uma das formas de hidratação é tomar muito sucos de frutas, água de coco, isotônicos e é claro, muita água. “Quem for consumir álcool, o ideal é intercalar com uma garrafa de água entre uma e outra bebida”. Outra forma de recuperar os nutrientes perdidos no suor é comer frutas e legumes.
Na questão de alimentação, sempre que possível consumir alimentos leves de 3 em 3 horas. Outro fator importante segundo Taiane é evitar alimentos gordurosos e de procedência duvidosa. “A gordura dificulta a digestão, dando a sensação de estômago pesado e em locais com pouca higiene pode ocorrer uma gastroenterite”.

Divulgação

Alimentos leves e coloridos são fundamentais para recuperar as energias

Quem vai pular bastante precisa prestar atenção num maior consumo de carboidratos como arroz, batata, massa, aipim, pães. Eles são fonte de energia, assim como o damasco seco. O que não pode ser deixado de lado é o descanso, de pelo menos 8 horas, para se recuperar.
Outro fator importante para quem vai cair na folia é fazer alongamentos, usar sapatos adequados, preferencialmente tênis e sapatilhas, e roupas confortáveis, que permitam você aproveitar bastante. Com essas dicas, o fundamental mesmo é cair na folia e se divertir.

Divulgação

Roupas leves e um calçado confortável garantem uma festa mais agradável

 

Prefeitura decreta ponto facultativo
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informa que decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, durante os dias 20 e 21 de fevereiro de 2012, datas em que se comemora o Carnaval.
Por determinação da prefeita Kelly Moraes estarão funcionando normalmente os plantões nos serviços essenciais, nas escolas municipais de educação infantil (Emeis), Casa de Saúde Ignez I. Moraes, Samu, Cemai, Coordenação de Saúde Mental e servidores que atuam junto ao Plantão de Atendimento – PA.

Supermercados não fecham no Carnaval
Durante os dias de folia a rede supermercadista de Santa Cruz do Sul vai funcionar normalmente. De acordo com o Sindicado de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), não está previsto o fechamento. O horário de funcionamento fica a cargo de cada estabelecimento


 

MP determina normas para a permanência de crianças e adolescentes nas festas de Carnaval
 

Everson Boeck – [email protected]

Um encontro promovido sexta-feira, 10 de fevereiro, pela Promotoria de Justiça de Santa Cruz do Sul, através da promotora Dra. Danieli de Cássia Coelho e da juíza de Direito do Juizado da Infância e Juventude, Dra. Daniela Ferrari Signor, juntamente com outras lideranças, reuniram empresas que realizam eventos de carnaval para deliberar sobre questões como venda de bebidas alcoólicas e a entrada e permanência de jovens menores de idade nestes estabelecimentos.
Uma das determinações da reunião se refere aos bailes de carnaval destinados ao público infantojuvenil que possuem o fornecimento de bebida alcoólica. Nestes os adolescentes de 13 e 14 anos de idade somente poderão frequentá-los na presença dos pais ou responsável legal. Já os bailes de carnaval destinados ao público infantojuvenil onde não haja o fornecimento de bebida alcoólica os adolescentes de 13 e 14 anos poderão frequentá-los sem a presença dos pais ou responsável legal, mas devidamente autorizados por estes através de firma reconhecida em Cartório.
A Promotoria de Justiça também pontuou que os adolescentes compreendidos na faixa etária dos 15 aos 17 anos poderão frequentar o baile destinado ao público adulto desacompanhados dos genitores ou responsável legal, porém devem estar devidamente autorizados por estes através de firma reconhecida em Cartório. Além disso, o acesso de qualquer pessoa aos clubes e concentrações, independente do público destinado, será precedido de apresentação da carteira de identidade, assim como deverá ser fornecida pulseira de identificação para os maiores de 18 anos.
O presidente do Corinthians Sport Club, Carlos Roberto Gruendling, acredita que as determinações da Promotoria são extremamente válidas. “Os jovens têm direito de se divertirem, o que precisamos é criar regras para viabilizar este lazer. Dessa forma eles podem fazer festa em segurança”, afirma. O presidente do Clube União, Paulo Roberto Marcolla Araújo, informou que a entidade não venderá bebidas alcoólicas e reitera a preocupação do Ministério Público com o jovem. “Dentro do clube a criança ou adolescente está protegido”, comenta.
Além destes, participaram da reunião representantes do Tênis Clube Santa Cruz, da S.C.B.R. Flamengo e do Complexo Gazeta/INSIDE, além da Brigada Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.