Início Educação Colégio Marista São Luis: formar alunos com base nos valores humanos

Colégio Marista São Luis: formar alunos com base nos valores humanos

Colégio Marista São Luís: formar alunos com base nos valores humanos

O ano letivo no Colégio Marista São Luís inicia em 23 de fevereiro de 2012  – sendo as matrículas para alunos novos a partir de 1º de dezembro e as rematrículas assim que encerra o ano letivo 2011 – e para receber os alunos o educandário está com uma nova proposta de aprendizado. O Projeto Educativo do Brasil Marista – jeito marista de conceber a educação básica – foi lançado no final de 2009 e durante todo o ano de 2010 e 2011 foi realizado um aprofundamento e estudo da proposta que abrange todas as escolas Maristas do Brasil.
Durante todo o ano a direção, professores e demais integrantes da equipe do Colégio São Luís passaram pelo processo de formação para implementação do novo projeto. Seguindo a linha do novo projeto  educativo foram implantadas mudanças estruturais no educandário, inclusive nas questões pedagógicas com sistematização de alguns processos, entre eles a avaliação unificada com o mesmo formato em todas as disciplinas.
Dentro desta mesma lógica, serão inseridos os projetos mantidos pelo educandário, bem como o planejamento das aulas. Porém há um movimento de resignificação dos planos de estudos e das práticas cotidianas, saídas de campo e outros projetos. Isso faz-se necessário aquilo que já é marca da escola: a formação continuada e atualizada dos profissionais da educação. O trabalho enfocando as áreas do conhecimento também já esboça a realidade da escola que prevê uma educação integral. Seja isso nos projetos interdisciplinares seja nas atividades e aulas temáticas.
Entre as diversas novidades está a implantação das primeiras turmas de 5º Ano em 2012. Sendo unidocência, o Marista São Luís busca valorizar cada área do conhecimento propondo projetos como por exemplo o Dia D, com enfoque especial para o raciocínio lógico-matemático e o Sarau Poético, enfocando as linguagens, entre outros. Estas turmas também desenvolveram projetos voltados para a liderança e construção do Projeto de Vida.

NÍVEIS DE ENSINO

O Colégio São Luís conta com três níveis de ensino. No turno da manhã atende alunos do Ensino Fundamental (6ª a 8ª série) com horário de aulas das 7h30min às 11h50min e o Ensino Médio, das 7h30min às 11h50min. Na parte da tarde a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental das 13h25min às 17h40min e o Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) das 13h15min às 17h30min. Além destes dois níveis conta com o Turno Integral/Turno Extra que atende estudantes do Colégio Marista São Luís, com idade de 4 a 10 anos, no turno da manhã (inverso ao das aulas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental), oferecendo-lhes um espaço de convivência e aprendizagem. Para o ano letivo de 2012 a proposta é a ampliação do Nível II, para crianças até 4 anos, com a implantação de duas turmas. O 2º ano do Ensino Fundamental também contará com mais uma turma.
As atividades desenvolvidas no Turno Integral/Turno Extra são lúdicas e criativas, além de proporcionar momentos para que os estudantes realizem as tarefas escolares e realizar jogos pedagógicos. Os estudantes também são estimulados a organizarem seus hábitos e atitudes tais como: organizar o material pessoal; disciplinar-se quanto ao horário de estudo; criar autonomia para realizar tarefas, estudos e pesquisas.
As crianças são atendidas no turno contrário, ou seja, a partir das 7h30min às 11h50min. Almoçam e depois da higiene pessoal, aguardam o início das aulas às 13h15min. As inscrições podem ser realizadas na secretaria da escola, das 7h30min às 11h50min e das 13h30min às 17h30min, mediante preenchimento de formulário. As vagas são limitadas.

ESTRUTURA

A cada ano o educandário investe em melhorias na parte estrutural para receber os alunos com total conforto. O espaço físico passou por reestruturação com mudanças nos brinquedos da pracinha e também investimentos no pátio do Colégio; em 2012 o 1º e 2º ano do Ensino Médio fará uso do uniforme; o Ensino Fundamental receberá a implantação dos estudos com lousa eletrônica; na parte de segurança serão implantadas mais câmeras e os carros dos pais e responsáveis pelos alunos receberão um selo para facilitar o estacionamento. Além destes será buscada a colocação da subestação de energia para no futuro, a climatização das salas de aula.
Uma grande estrutura faz parte do educandário que conta com salas amplas e com recursos multimídias (lousa eletrônica, projeção, áudio e vídeo); Auditório e Sala Multimídia;  Capela; Laboratórios de Tecnologias Educacionais; Brinquedoteca; Ginásio e esportes e práticas esportivas ao ar livre; Parque São Luís; Laboratórios de Química, Física e Biologia; Sala de Atividades Múltiplas e Sala de Arte.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/RJ

 

Sala de Arte proporciona o despertar do lado criativo dos alunos


Brinquedoteca alia a diversão ao aprendizado


Laboratórios de Química, Física e Biologia: uma das bases para o aprendizado


Pracinha recebeu brinquedos novos para a diversão da criançada

Marista São Luís: educar para toda a vida

O Colégio Marista São Luís integra a Rede Marista de Educação e Solidariedade, hoje presente em mais de 75 países e com quase 200 anos de atuação mundial. Está instalado na Rua Marechal Floriano, 719, no Centro de Santa Cruz do Sul, em uma área privilegiada, com mais de 9 mil metros quadrados.
Com uma reconhecida trajetória na educação, construída desde 1903, ano de sua fundação, e atualizada permanentemente, a escola conta com infraestrutura completa e adequada a cada nível de ensino. Atualmente, possui cerca de 638 estudantes e conta com o trabalho de mais de 70 educadores, que atuam diariamente na missão de construir conhecimentos e formar para valores humanos, marcas do jeito marista de educar para toda a vida.
A proposta pedagógica do Colégio São Luís está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.
O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe.

DIVULGAÇÃO/RJ

Proposta pedagógica do Colégio São Luís está alicerçada na abordagem educativa do fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat

Educandário conta com diversos projetos diferenciados

Diversos projetos fazem parte do aprendizado e estão voltados aos alunos desde a Educação Infantil e ao Ensino Médio no Marista São Luís. Entre eles o Projeto Hábito de Estudo; Oficina de Redação e Literatura; Monitorias de Química e de Física; Simulados; Seminário Temas Transversais; Avaliação Sistemática; estudos de Recuperação, Oficina de Aprendizagem; Enem em Tendas; Mostra das Profissões; Gincana Matemática; Sarau Vocacional; Saídas de Campo; Apreendiz – Prática de Empreendedorismo; Projeto Eco; Encontros de formação humana; Semana Champagnat (que traz uma das marcas do Colégio São Luís: os Jogos Champagnat, que enfocam a liderança, aprendizado e espírito de equipe); Robótica Educacional; Equipes Esportivas Representativas, Semana de Arte e Cultura, São Luís Mais e Sistema FTD de Ensino.
O projeto Apreendiz tem como objetivo, desenvolver, de forma interdisciplinar, uma proposta de pedagogia empreendedora nas séries finais do Ensino Fundamental que culmine na organização e produção de um produto reciclado.
No ano de 2012, será feita a 4ª edição do Enem em Tendas, projeto desenvolvido com estudantes do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de projetos de pesquisa sob um tema relevante sob orientação das áreas do conhecimento e que contemple as habilidades e competências do Enem.
Desde sua implementação o Projeto Eco, numa perspectiva de educação ambiental, desenvolveu ações geradoras para o cuidado com o meio ambiente e a manutenção de hábitos saudáveis para uma vida mais equilibrada. Assim, no ano de 2011, as ações tomaram por princípio a sustentabilidade, e no ano de 2012, além deste conceito será desenvolvido o tema da Saúde, conforme propõe a Campanha da Fraternidade.

ATIVIDADES EXTRACLASSE

Além de uma grande estrutura e de diversos projetos de aprendizado o educandário oferece aos alunos as Atividades Extraclasse com aulas de futsal, basquete, vôlei, patinação, balé, taekwondo, ginástica olímpica, xadrez, robótica educacional, música: coral, violão e bateria, Oficina de Artes, teatro, Centro de Línguas; Junior Achievement, projeto empreendedorismo; Interact grupo de jovens da Pastoral Juvenil Marista; Oficina Criando e Dança.
Além destes os alunos estão integrados à alunos que fazem intercâmbios, desempenhando, em conjunto, diversas atividades, formando uma rede de aprendizagem. Em 2010 cerca de 70 alunos da Rede Marista participaram de Intercâmbios.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/RJ

Despertar o raciocínio lógico faz parte do projeto Robótica Educacional


Dia D traz como enfoque o raciocínio lógico-matemático


MAIS PROJETOS

· Atividades no Parque: Estudantes utilizam o espaço do Parque São Luís para atividades lúdicas e dinâmicas, além de entrar em contato com a natureza e praticar esportes.
· Alimentação Saudável: Prática desenvolvida a partir do Projeto ECO que incentiva hábitos de uma alimentação saudável.
· Projeto Passagem: É realizado com a turma da Educação Infantil, que passa uma tarde com atividade, troca pedagógica e educacional com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.
· Gincana Matemática: Gincana interdisciplinar com foco no raciocínio lógico através de atividades pedagógicas e de integração.
· Avaliação Sistemática: Avaliação sem data marcada, envolvendo todas as disciplinas com questões sobre temas desenvolvidos durante as aulas.
· Sarau Vocacional: Trata-se de uma noite de reflexão com a comunidade escolar. É protagonizado pelos estudantes da 8ª série.
· Saídas de Campo: Sempre com o objetivo de aprimorar o conhecimento desenvolvido em sala de aula, de maneira prática.