Início Geral Coleta seletiva e reciclagem | Prefeita Helena Hermany firma parceria com a...

Coleta seletiva e reciclagem | Prefeita Helena Hermany firma parceria com a Coomcat

Primeiro termo de colaboração destina-se à execução do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária

Representantes da Coomcat estiveram reunidas com a prefeita Helena para firmar a parceria
Jaime Fredrich

Na sexta-feira, 1º, a prefeita Helena Hermany, em mais um passo em direção à sustentabilidade e ao fortalecimento da reciclagem no município, assinou importantes termos de colaboração com a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat).

O primeiro termo de colaboração destina-se à execução do Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, que abrange quinze bairros da cidade. Esta iniciativa representa um avanço significativo no manejo de resíduos sólidos e na promoção da reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de renda para os cooperados.
Uma novidade no contrato é a destinação dos resíduos coletados no interior do município pela Conesul para a Coomcat, que agora também passa a ser responsável pela triagem e reciclagem deste material.

O segundo termo de colaboração prevê a operacionalização da Usina Municipal de Triagem, um passo crucial na melhoria dos processos de separação e preparação de materiais recicláveis, aumentando a eficiência da reciclagem em Santa Cruz do Sul e reduzindo o impacto ambiental.

Além desses termos, a prefeita Helena Hermany assinou também a renovação do contrato de aluguel do prédio localizado na Rua Venâncio Aires para uso exclusivo da Coomcat, onde são realizadas atividades de triagem do material reciclável coletado.

Os termos de colaboração, aprovados por unanimidade pela Câmara de Vereadores, têm validade de um ano e representam um investimento total de R$ 1.337.523,12, que será destinado à execução das ações acordadas com a Coomcat. O aluguel do prédio, fundamental para o funcionamento adequado da cooperativa, terá um custo mensal de R$ 7.500,00.

A prefeita Helena Hermany destacou a importância dessas parcerias para a cidade: “Hoje é um dia muito especial para mim. Sempre valorizei tanto o trabalho da Coomcat, fico feliz que esta parceria vai continuar agora com um contrato mais seguro para ambos. Estamos comprometidos com a preservação ambiental e o fortalecimento da cooperativa em Santa Cruz do Sul. Esses investimentos não apenas promovem a sustentabilidade, mas também geram empregos e renda para nossa comunidade. É um passo importante em direção a um futuro mais verde e próspero.”

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Coomcat reafirmam o compromisso de trabalhar juntas para promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva, contribuindo assim para a construção de um município mais sustentável e responsável.

Representando a Coomcat, estavam as recém-eleitas coordenadoras da cooperativa, Vera Lucia Flores da Rosa, Marilane Poeckel, Rosângela Terezinha Nunes e Angela Maria Nunes. Todas reconheceram os esforços da prefeita Helena Hermany, do secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Cechinato, da diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Josiane Frantz, e da servidora Ana Clezia Compagnoni, em manter um diálogo proativo para a concretização dos novos contratos.

“Estamos muito felizes com este momento, e seguiremos trabalhando juntos com a prefeitura, realizando um bom trabalho, principalmente na educação e conscientização ambiental para aumentar os índices de reciclagem. A prefeita e a gestão da secretaria mantiveram sempre as portas abertas nos últimos meses. Podem contar com a Coomcat para a gente construir junto e voar mais alto ainda”, afirmou a coordenadora de produção da cooperativa, Angela Maria Nunes.
Já a coordenadora de Finanças da Coomcat, Marilane Poeckel, afirmou que é uma das primeiras vezes que o plano de trabalho é construído de forma conjunta. “É muito bom quando a gente caminha junto. Estamos muito contentes com esta nova etapa, muito contentes mesmo. Estamos felizes porque conseguimos retomar o diálogo”.