Início Geral Comando da Brigada Militar comemora 14 anos

Comando da Brigada Militar comemora 14 anos

EVERSON BOECK
[email protected]

Na manhã da última terça-feira, 10, aconteceu a formatura em comemoração ao 14° aniversário do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) reunindo diversas autoridades no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, sede do comando.
Durante o evento foi anunciada a criação da “Medalha Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo”. Diversos oficiais ativos e ex-comandantes do CRPO/VRP e Praças da Brigada Militar foram agraciados com a medalha por terem se destacado no sentido de promover o desenvolvimento e de reforçar positivamente a imagem do Comando através de suas atitudes, dedicação e capacidade profissional e, com isto, contribuindo eficazmente para aprimorar o saber policial militar e o prestígio da corporação no sentido de engrandecer cada vez mais a formação cultural e intelectual dos integrantes da Brigada Militar.
O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, comandante do CRPO/VRP, destacou que no decurso destes 14 anos o CRPO/VRP buscou sempre se aproximar de sua comunidade, adaptando-se às realidades e necessidades prementes de todas as pessoas. “O combate à violência foi realizado de forma implacável, sempre pautado no respeito à dignidade da pessoa humana e atendendo preceitos do policiamento comunitário, buscando uma prestação de serviços à altura das expectativas e necessidades da sociedade regional”, considerou. “Ao comemorarmos o 14° aniversário do Comando, procuramos focar o nosso trabalho, buscando fazer frente às demandas da segurança, com projetos atuais e práticos, sempre atentos à dinâmica da criminalidade com o objetivo de levar um profícuo trabalho a nossa sociedade”, acrescentou.
A solenidade também contou com a presença do Coronel Altair Freitas Cunha, Sub-Comandante da Brigada Militar. Em seu pronunciamento, Cunha frisou o uso da tecnologia como uma ferramenta fundamental no combate ao crime lembrando que em maio o CRPO/VRP inaugurou a Sala de Operações que utiliza tecnologia de ponta, como microcâmeras, geolocalizador e GPS.

14 ANOS DE TRABALHO

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, cuja sigla  é CRPO/VRP, foi criado pelo decreto-lei nº 38.548/98 e instalado em 30 de junho de 1998, com sede em Santa Cruz do Sul.
Seu primeiro comandante foi o Coronel Elio Sergio Cardoso Alves, de 30 de junho de 1998 a 12 de abril de 1999. Foram ainda comandantes, o Coronel Elvio José Pires, de 12 de abril de 1999 a 6 de maio de 2003, o Coronel Ilson Pinto De Oliveira, de 6 de maio de 2003 a 25 de junho de 2004, o Coronel Dalvo Werner Friedrich, de 15 de junho de 2004 a 31 de dezembro de 2010, e atualmente o Coronel Edson Luiz Chaves Brendler.
Organiza-se operacionalmente através do comando de três batalhões, o 2º BPM, o 23º BPM e 35º BPM, e é composto de 755 policiais militares, dentre oficiais e praças, distribuídos em 32 cidades, com uma área total de aproximadamente 360 mil km², com uma população de 540 mil habitantes.

ROLF STEINHAUS

Durante o evento foi anunciada a criação (e realizada a entrega) da “Medalha
Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo”


PROJETOS

O CRPO/VRP instituiu, em 11 de abril de 2011, o Gabinete de Ações Comunitárias (GAC), visando fomentar a implementação de projetos sociais que destinem-se à prevenção da criminalidade, especialmente na sua forma primária, bem como centralizar, subsidiar, incentivar, divulgar e coordenar os vários projetos já existentes. Seus principais projetos são:
Ações Integradas nas Escolas: desenvolvido em parceria com a 6ª CRE , Unisc e segmentos da BM, com a finalidade de aproximar a instituição das comunidades escolares. São fomentados o direito à cidadania, prevenção, respeito ao próximo, conscientização sobre as drogas e bebidas alcoólicas, e outros.
Convivência em Harmonia: foi implementada em Santa Cruz do Sul, no ano de 2007. Tem por finalidade, a aproximação entre Brigada Militar e a comunidade, em bairros de vulnerabilidade social. São desenvolvidas nesta localidade, ações policiais e sociais, restabelecendo a paz social e a interação da polícia com a comunidade do bairro.
PM Mirim: visa resgatar valores, senso de cidadania, disciplina e autoestima, desenvolver o senso de responsabilidade, estabelecer vínculos de confiança e proximidade com a corporação, respeito e conhecimento do trabalho do profissional policial militar. O projeto PM Mirim é desenvolvido nas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Candelária.
Patrulhas Comunitárias do Interior: criadas no ano de 2009, após constatar-se a migração de atos delituosos da área urbana para o interior e consistem na prática de policiamento para levar as ações de segurança até as comunidades interioranas.
Proerd: a Brigada Militar, desde 1998, vem desenvolvendo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), nas escolas do estado, com a finalidade de prevenir a violência e a drogadição infanto-juvenil. Atualmente este programa já atingiu aproximadamente 38.000 crianças, alcançando princípios de cidadania e combate à drogadição.
Encontro de Patrulhas Rurais: o Encontro de Patrulhas Rurais é realizado com o objetivo de instruir o efetivo, padronizar procedimentos e integrar os militares que labutam exaustivamente na manutenção da ordem e da paz das comunidades interioranas. Atualmente está no calendário da corporação, envolvendo todas as patrulhas rurais do Rio Grande do Sul. Atualmente está na 7ª edição.
Projeto Cinoterapia: desenvolvido pelo 35° BPM, Cachoeira do Sul, o projeto compreende a utilização de cães no tratamento de pessoas portadoras de necessidade especiais, na busca pela reabilitação dos pacientes.
Projeto Equoterapia: desenvolvido pelo 23° BPM, Santa Cruz do Sul, consiste na utilização de equinos, no tratamento de pessoas portadoras de necessidades especiais, com objetivo de promover, estimular e facilitar a vida dos pacientes.
Videomonitoramento 23° BPM Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires: utiliza equipamentos de padrão internacional, tais como GPS, Microcâmeras e Geolocalizador de ocorrências. A nova tecnologia conta com três sistemas importantes de suporte operacional: sistema de consultas, sistema de videomonitoramento, sistema de gps.

ROLF STEINHAUS

Oficiais ativos e ex-comandantes do CRPO/VRP e Praças da Brigada Militar
foram agraciados com a medalha

ROLF STEINHAUS

Solenidade reuniu parte do efetivo do CRPO e autoridades da região do
Vale do Rio Pardo