Início Geral Começa a estação mais fria

Começa a estação mais fria

Fotos: Vagner Cerentini

A temperatura média do inverno é de 14ºC. Ontem à tarde, termômetros marcavam 12ºC

 

Vagner Cerentini

O inverno 2015 começa às 13h38 deste domingo, 21 de junho de 2015, e termina dia 23 de setembro de 2015, com o equinócio da primavera. O começo desta estação é marcado pelo evento astronômico conhecido por Solstício de Inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado em direção do sol.
Marcelino Hoppe, coordenador da Estação Meteorológica da Unisc, explica como é o inverno em Santa Cruz do Sul, e conta como será nos próximos dias. “Aqui em Santa Cruz nós temos um ou dois dias que as temperaturas chegam perto de zero”, afirma. 
Ele conta que o inverno é responsável por 28% das chuvas no ano, em relação às outras três estações. Explica também que quando se tem mais umidade, durante o dia, a evaporação não deixa a temperatura subir tanto, e durante a noite a condensação não deixa o clima muito frio. “Não vai ser daqueles anos tão frios como outros”, salienta Hoppe. “Teremos chuvas um pouco acima do normal e frio também, mas nada assustador”, comenta.
Agosto com 160 milímetros e setembro com 175 milímetros, são os meses mais chuvosos do ano.  Nos três meses de inverno, a média de chuva chega a 450 milímetros. “A grande situação é que a água não evapora nesta estação do ano, o inverno tem uma evaporação média de 100 milímetros”, explica Hoppe. 
“No mês a chuva já passou da média, já está com 148 milímetros quando o esperado para o mês de junho é 128 milímetros”, salienta o coordenador.
Ele explica que a radiação solar do inverno equivale a um terço da que se tem em dezembro. “É como se o sol no inverno fosse fogo baixo em um fogão e o verão fosse o fogo alto”, ressalta.
“Os dias no inverno são mais curtos, a média de duração é de 10 horas, e no verão os dias chegam a durar 14 horas”, afirma Hoppe.

 

Curiosidades

A temperatura mais baixa que Santa Cruz já teve foi 3,6 graus negativos, registrados por uma estação meteorológica do Ministério da Agricultura, que ficava situada na praça em frente à Oktoberfest, no dia 14 de junho de 1967. E no dia mais quente foi registrada a temperatura de 35,2ºC no dia 29 de agosto de 1933, dentro da estação do inverno.
A temperatura média do inverno é 14ºC, amanhece com 10ºC e na metade da tarde chega a 20ºC.

 

A radiação solar do inverno equivale a um terço da que se tem em dezembro

 

Saúde

Com a chegada do frio, uma série de acontecimentos é desencadeada, como algumas doenças. No tempo frio, à medida que o ar fica seco e frio, ele torna-se carregado com partículas de poeira e poluição e o nosso sistema respiratório precisa trabalhar mais. Com o inverno nos mantemos mais dentro de casa e o maior contato com germes é a receita perfeita para um resfriado. Veja os problemas mais comuns dessa época do ano:

Resfriado Comum

Os sintomas são: coriza, congestão, dor de garganta e espirros. Normalmente causados por um vírus, os resfriados duram cerca de uma semana e podem ocorrer várias vezes ao longo do ano, mas normalmente não resultam em sérios problemas de saúde.
* Evitando: a melhor maneira de evitar qualquer infecção é lavar as mãos regularmente, desinfetar as superfícies mais comumente tocadas, manter a boa saúde com boa alimentação, atividade física regular e sono adequado. 

Gripe

A gripe apresenta  febre, mal-estar e tosse seca. Pode durar mais de uma semana e os sintomas são muito mais fortes que os dos resfriados comuns.
* Evitando: vacinando contra a gripe, especialmente se você se enquadra em um “grupo de risco”, que inclui idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Embora a vacina não proteja contra todos os tipos de vírus, ela pode reduzir o risco de contrair a gripe.

Pneumonia

Pode ser resultado da gripe, porque as infecções virais diminuem a capacidade do corpo para resistir à bactéria. Os sintomas geralmente começam com febre e tosse.
* Evitando: tome a vacina contra a gripe, pois esta é a causa comum da pneumonia. A vacina pode ajudar na proteção. Fique longe de amigos ou familiares que estão doentes e evite fumaça de cigarro.

Sinusite

É a inflamação dos seios perinasais e pode ser um indicador de condições mais graves. Estas infecções são frequentemente causadas por vírus, por isso é melhor tentar descongestionantes baseados em corticosteroides, analgésicos e anti-histamínicos.
* Evitando: comer frutas e vegetais embalados com antioxidante em abundância, evitar o fumo e os poluentes, beber muitos líquidos e considerar o uso de um umidificador.

Rinite e asma brônquica

Ambos os problemas podem ser causados por alergias que pioram durante o tempo mais frio. Respirar um alérgeno como poeira geralmente desencadeia a rinite e os sintomas incluem coriza e espirros. A asma brônquica é uma inflamação dos brônquios, as passagens que levam o ar para os pulmões, o que provoca tosse e falta de ar.
* Evitando: fique longe de fumantes e pessoas com resfriados, coma muita fruta e vegetais frescos, tenha uma atividade física regular e use medicamentos antialérgicos recomendados por um médico.

Otite

Também conhecida como infecção no ouvido, é mais comum no verão. No entanto, infecções comuns no frio como congestionamento e rinite nasal podem pôr em risco de otite também.
* Evitando: tome cuidado com as doenças mencionadas acima e não deixe que os sintomas da congestão nasal se estendam por um longo tempo. Proteja os seus ouvidos contra o vento frio, com lenços, chapéus e casacos para prevenir infecções de ouvido.

Fonte: Uol/Capesesp